Prefeito acompanha treinamento de alunos da rede municipal que disputarão competição mundial de Robótica

imagem de Bella
No encontro, os estudantes mostraram ao gestor o trabalho que vêm desenvolvendo com os robôs que irão levar para a disputa na Alemanha. Foto: Andrea Rêgo Barros/ PCR

Os alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano que compõem a delegação que vai representar o Brasil na RoboCup, campeonato mundial de Robótica que será realizado na Alemanha, já são campeões independentemente do resultado que trouxerem de lá. Esse foi o recado que o prefeito Geraldo Julio levou para os estudantes, durante o treinamento da equipe, realizado na tarde da quarta-feira (22), na Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Gregório Bezerra, na Várzea. No encontro, eles mostraram ao gestor o trabalho que vêm desenvolvendo com os robôs que irão levar para a disputa internacional.

"Paulo, Miguel, Maria Eduarda e Maryllia vão representar todos os estudantes não só aqui do Recife, mas do Brasil inteiro. A gente está muito orgulhoso porque são só 40 equipes do mundo vão estar na Alemanha disputando a etapa mundial e eles vão estar representando todo o País. São meninos que estão tendo uma grande oportunidade de aprender a robótica e desenvolver o seu raciocínio, a sua formação. Desejamos sorte a eles e já vim aqui também para dar o recado, dizer que eles já são campões independentemente do resultado que trouxerem lá da Alemanha", disse o prefeito Geraldo Julio. O gestor também lembrou que são cerca de 73 mil alunos da rede municipal que têm aulas de robótica e estão tendo a oportunidade de construir um futuro diferente.

Com idade entre 12 e 14 anos, os quatro estudantes têm treinado todas as manhãs na Utec Gregório Bezerra, trabalhando no desenvolvimento, montagem e programação dos robôs que levarão para a competição. Para Maria Eduarda Barbosa, que começou a estudar Robótica recentemente, a animação é grande para embarcar para o campeonato mundial. "É muito legal, porque eu estou representando muita gente, estou representando o Brasil. Nesse projeto eu sou programadora. Minha função é  programo o carro no computador para que ele saiba para onde ir e para que ele resgate as vítimas. O conhecimento da programação mudou a minha vida", disse. 

Para Maryllia Willyane, que é veterana na equipe, pois ganhou a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em 2015, a emoção também é forte. "São muitos sentimentos misturados: o medo, o nervosismo, a paixão pela robótica que eu tenho, a felicidade por estar representando o Recife, Pernambuco e o Brasil lá fora", afirmou.

EMBARQUE - Com nove integrantes, o grupo embarca às 21h30 (o voo é às 23h45) do domingo (26) rumo a Lisboa, de onde segue para a Alemanha. Além dos quatro estudantes, a delegação é formada pelos professores Cid Espíndola e Juliana Borges, além do estagiário de Engenharia Mecatrônica Victor Sabino - todos treinaram a equipe campeã em 2015 -, além dos monitores Emerson Almeida e Gabriel Loureiro, estudantes que venceram a OBR no ano passado e garantiram esa vaga na competição mundial. A equipe, denominada Lego Kombat, disputará a RoboCup na modalidade Resgate, com robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Zoom. O desafio é montar os robôs em forma de carro, programá-los para que realizem uma trajetória repleta de obstáculos e para que resgatem os objetos determinados, no menor tempo possível.