Prefeito Geraldo Julio lança programa Xadrez nas Escolas do Recife

imagem de Paulo H

Na escola, como ferramenta pedagógica, os benefícios didáticos do Xadrez são extensos. Ele pode auxiliar no desenvolvimento do pensamento lógico, aumento de atenção e concentração, criatividade, planejamento, capacidade de antecipar fenômenos, além contribuir de forma significativa  na superação de dificuldades. Considerando essas qualidades, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, implantou na rede de ensino o programa Xadrez nas Escolas do Recife. Nesta sexta-feira (27), o prefeito Geraldo Julio lançou o programa na Escola Municipal de Tempo Integral Nilo Pereira, em Casa Amarela.

“O xadrez é usado em muitos países para ensinar os meninos a fazer diagnóstico, a planejar, a ter a paciência, controlar a impulsividade e, sobretudo, a solucionar problemas. Ele vem como mais uma ferramenta para a gente formar os alunos da nossa rede com as habilidades exigidas pelo mercado e pela sociedade no futuro. É um início bonito que fazemos hoje e queremos levar para todos os alunos do 6° ao 9°ano, como uma atividade educacional, dentro da grade curricular”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

O Xadrez nas Escolas do Recife é um programa multidisciplinar, que possibilita os professores a analisarem como os alunos raciocinam para atingir os objetivos e que habilidades precisam desenvolver. Ele será implementado de forma continuada, começando nos anos finais das dez escolas municipais de tempo integral. Na primeira etapa, envolverá cerca de mil estudantes do 6° ano, e até 2022 todos os alunos de anos finais das EMTIs estarão inseridos no Programa. Este ano, a ludicidade enquanto recurso pedagógico ganhou protagonismo com o tema do Ano Letivo 2019 “Jogos e brincadeiras: construindo pontes para o futuro”. O mote, vem reafirmar a importância do brincar na educação.

O Secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida explicou como será a aplicação do programa nas escolas. “O xadrez tem muitos benefícios e que podem ajudar os estudantes em todas as disciplinas e na vida. Os professores vão receber formação para aplicar da melhor maneira o jogo no dia a dia escolar. Após a fase de preparação dos alunos, a Secretaria de Educação promoverá campeonatos interclasse e interescolar”, esclareceu.

Durante o lançamento, as escolas integrais receberam dez kits de xadrez cada, contendo tabuleiro, peças, relógio, livro paradidático, para que os professores trabalhem a modalidade esportiva com os alunos. O mestre nacional em xadrez, Rafael Cabral, esteve presente no lançamento e contou um pouco para os alunos os benefícios que o xadrez trouxe para a sua vida. “Estudei minha vida toda em escola pública municipal e depois de ganhar o primeiro jogo da minha mãe, foi na escola que eu desenvolvi todas as minhas habilidades, com muita dedicação. O xadrez me levou a lugares que nunca imaginei”, contou o enxadrista.

Aluno do 8° ano da EMTI Nilo Pereira, Melquisedeque Oliveira estava feliz com a novidade. O estudante já pratica a modalidade, mas disse que na escola pode ajudar seus amigos em muitas possibilidades. “O xadrez não é só entretenimento, ele também pode desenvolver o intelecto. Por saber jogar eu tenho facilidade em aprender outros jogos e nas disciplinas nas escolas”, afirmou.

Fotos: Paulo H./DETEC