Prefeitura do Recife abre matrículas para estudantes novatos da Rede Municipal de Ensino nesta terça-feira (23)

imagem de Paulo H
Estão sendo ofertadas mais de 23 mil vagas para o ano letivo de 2022. Educação Infantil terá acréscimo de 14% de vagas em relação a 2021 e pais ou responsáveis podem fazer reserva até o dia 12 de dezembro

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, inicia nesta terça-feira (23), a partir das 7h, o processo de matrícula para estudantes novatos da Rede Municipal de Ensino do Recife. Para o ano letivo de 2022, a gestão municipal está disponibilizando mais de 23 mil vagas, contemplando todas as unidades escolares da rede - escolas e creches. A reserva de vagas será realizada exclusivamente pela internet, no site www.matriculaonline.recife.pe.gov.br, e os pais ou responsáveis podem efetuá-la até o dia 12 de dezembro.

Do total de vagas disponíveis para novatos para o próximo ano, 9.441 são para a Educação Infantil; 10.419 para o Ensino Fundamental, contemplando Anos Iniciais e Anos Finais; e 3.381 para a Educação de Jovens e Adultos. É importante destacar que as vagas da Educação Infantil, em comparação ao ano letivo de 2021, apresentou um crescimento de 14%. “A Educação Infantil, principalmente a etapa de creche, é uma das maiores prioridades da nossa gestão. Estamos trabalhando fortemente para que as vagas desta etapa de ensino sejam ampliadas”, pontua o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. Em agosto deste ano, a Prefeitura do Recife lançou o Programa Infância na Creche, que tem como objetivo principal a ampliação da oferta de vagas em creches na rede pública municipal. “Nosso objetivo é dobrar o número de vagas até 2024, além de fortalecer a Educação Infantil e ter um olhar especial para a primeira infância”, completa Fred.

Seguindo o fluxo dos anos anteriores, todo o processo de reserva de vagas será realizado exclusivamente pela internet e dividido em etapas: identificação dos pais ou responsáveis; dados do estudante; identificação da escola e etapa de ensino; e verificação dos dados. Ao final do processo, a vaga já estará reservada, mas os pais ou responsáveis pelo estudante devem comparecer à unidade escolar desejada e, munidos da documentação necessária, confirmar a matrícula. Esta fase ocorrerá entre os dias 13 e 28 de dezembro.

Para a efetivação da matrícula são necessários os seguintes documentos: comprovante de reserva de matrícula (ou o número de protocolo gerado no ato da reserva); cópias de certidão de nascimento (ou casamento); carteira de vacinação; cartão do SUS; comprovante de residência; e duas fotos 3X4.

Para facilitar o acesso à internet dos interessados, a Secretaria de Educação do Recife colocou à disposição da população 49 pontos de apoio para a matrícula online, sendo 34 em unidades escolares e 15 Unidades de Tecnologia na Educação (UTECs). Os endereços estão disponíveis nos sites da Prefeitura do Recife e do Portal da Educação. No site oficial da matrícula, além de todas as informações e cronograma do processo, os pais ou responsáveis ainda encontram informações sobre todas as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife para facilitar a escolha dos pais ou responsáveis.

“É importante destacar que todo o processo será realizado de forma online e, ao concluí-lo, a vaga já estará reservada para o estudante, bastando apenas complementar o processo com a entrega da documentação na unidade escolar escolhida, dentro do cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação. A gente ressalta também a importância do acesso ao sistema o mais rápido possível para que os pais ou responsáveis consigam as vagas nas unidades desejadas. Sabemos que algumas escolas e creches são bastante concorridas", pontua o secretário.

Para mais informações, os estudantes, pais ou responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

PONTOS DE APOIO