Prefeitura do Recife anuncia contratação de 360 novos profissionais para a Rede Municipal de Ensino do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Serão contratados de forma temporária 200 AADEEs e 160 AAEs; convocação será através de seleção simplificada e as inscrições seguem até o dia 02 de maio

Estão abertas as inscrições da seleção simplificada para a contratação de 360 novos profissionais para a Rede Municipal de Ensino do Recife. O edital divulgado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, prevê a contratação destes profissionais para o exercício das funções de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial - AADEE (200 vagas) e Agente Administrativo Escolar (160 vagas). O edital com todas as informações do certame está disponível no Diário Oficial do Município e no site do Instituto Darwin (www.institutodarwin.org), banca organizadora. As inscrições seguem até o dia 02 de maio. 

Para concorrer a uma das vagas, basta apenas ter cursado o Ensino Médio completo. Na prática cotidiana, os AADEEs trabalham junto a crianças e adolescentes matriculados na educação especial, o que inclui estudantes com diferentes tipos de deficiência ou transtornos como crianças com síndrome de down, síndrome congênita do zikavírus, surdas, cegas, hiperatividade bem como Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre outras. Já os AEEs dão suporte à equipe gestora da unidade, realizando atendimento ao público e atividades administrativas da escola. 

Com validade de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, e podendo ser prorrogado por igual período, o certame irá convocar profissionais para atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental para atender à necessidade temporária da Rede Municipal de Ensino do Recife. É importante ressaltar que a gestão municipal tem realizado esforços contínuos para ampliar o acolhimento às crianças devido à demanda crescente pela procura de vagas, sobretudo em um contexto de crise econômica pela qual o país atravessa, associado a um contexto de pandemia e redução de empregabilidade, bem como encerramento de atividades de escolas privadas de pequeno porte. 

A aplicação das provas objetiva e discursiva - esta última, exclusiva para a função de Agente Administrativo Escolar - está prevista para o dia 19 de maio e a publicação do resultado final da seleção simplificada para o dia 21 de junho. Os salários são de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais) para Agente Administrativo Escolar e R$ 1.904,23 (mil novecentos e quatro reais e vinte e três centavos) para Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial.