Prefeitura do Recife anuncia estratégia para o fortalecimento da gestão na Educação

imagem de Guilherme Vila Nova
EducaRecife Gestão foi apresentado nesta terça-feira (3). Valorização dos gestores, formação continuada e bônus educacional foram alguns dos anúncios realizados. Foto: Paulo Melo/PCR

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta terça-feira (03), um pacote de medidas para fortalecimento da gestão na Educação. A iniciativa integra o EducaRecife, lançado em junho de 2021 e que na largada priorizou o eixo tecnológico, investindo mais de R$ 50 milhões no programa de ensino híbrido, o maior da história da capital pernambucana. A apresentação do EducaRecife Gestão foi realizada através de um grande evento no Teatro do Parque.

O prefeito João Campos e o secretário de Educação, Fred Amancio, anunciaram uma grande reforma na gestão da pasta com base em quatro importantes medidas: reestruturação das Gerências Regionais de Educação; mais valorização para as equipes gestoras das creches e escolas e novas funções; formação continuada para gestores e bônus de desempenho educacional. 

A reestruturação das Gerências Regionais de Educação consiste em um novo modelo de funcionamento, com novas funções e cargos, maior capacidade de apoiar as escolas e creches e maior integração com a Secretaria de Educação, bem como com as atividades pedagógicas realizadas nas unidades de ensino. Além disso, foca também no estreitamento da relação com as equipes da Secretaria Executiva de Gestão de Rede, Gestão Pedagógica e demais Secretarias Executivas.

Essenciais para o bom funcionamento das unidades de ensino, as equipes gestoras das escolas e creches também serão contempladas com as estratégias do EducaRecife Gestão. Neste ponto, a Secretaria de Educação, além de valorizar as equipes com aumento nas gratificações, também vai criar novas funções, especialmente para as unidades de educação infantil. 

“Hoje a gente inicia um ciclo de novidades e grandes transformações na educação do Recife, buscando fortalecer cada vez mais a nossa rede. Dedicamos um olhar especial para cada parte que forma o nosso sistema educacional, para que a gente possa continuar avançando. Todo o nosso esforço e projeto tem um grande objetivo, que é contribuir para uma melhor aprendizagem dos nossos estudantes. Cuidar da educação é cuidar do presente pensando no futuro”, destacou Fred Amancio.

Através do EducaRecife Gestão, também serão disponibilizadas formações para que os gestores possam desenvolver competências e serem apoiados no planejamento e execução de suas atividades. “A gente lutou e conseguiu ver hoje os avanços e a valorização. A razão de existir da escola é o estudante, isso é fato, mas todos os profissionais da educação merecem boas condições de trabalho. Hoje, enquanto gestora e representante dos gestores do Conselho Municipal de Educação, só tenho a agradecer pelas novas medidas”, celebrou Viviane Freitas, da Escola Municipal Alto do Céu. 

Bônus de Desempenho Educacional - Por fim, a Secretaria Municipal de Educação está criando o Bônus de Desempenho Educacional (BDE) para premiar os profissionais das escolas que cumpram parcial ou integralmente as metas pactuadas com a gestão para as unidades de ensino. As metas serão calculadas com base nos indicadores oficiais de avaliação da Educação: o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco). O foco é no fortalecimento da aprendizagem e na melhoria dos resultados educacionais. É importante destacar que, além das escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental, a bonificação vai contemplar também as escolas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, professores e demais profissionais das Gerências Regionais de Educação. 

O montante é definido com base no somatório dos vencimentos base dos servidores lotados nas escolas e GREs. Neste ano, as metas são pactuadas e as provas realizadas. Ano que vem serão calculados os resultados e o montante será repartido entre os servidores das unidades que atingirem pelo menos 50% da meta.

“Uma alegria vir aqui para reencontrar tanta gente e participar de um anúncio que foi aguardado ansiosamente para ser feito. Isso é fruto de um trabalho coletivo, de muita escuta e de muita participação através da equipe da Secretaria de Educação. Fico feliz de ver que conseguimos fazer algo que é justo e merecido. Não é favor, é nossa obrigação valorizar a nossa rede”, concluiu o prefeito João Campos. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR