Prefeitura do Recife avança com obras da Educação

imagem de Guilherme Vila Nova
Com investimento em torno de R$ 4 milhões, as obras da nova sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários e da ampliação da Creche Tancredo Neves fazem parte do projeto de criação de novas vagas na rede municipal. Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

A obra da nova sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários, no bairro de Tejipió, na zona Oeste do Recife, está avançando a todo vapor. Com o investimento na ordem de R$ 3,3 milhões, o novo equipamento contará com uma mega estrutura, abrindo novas vagas e podendo atender ainda mais crianças da comunidade e do entorno. Nesta quarta-feira (9), o prefeito da cidade, João Campos, vistoriou a obra ao lado do secretário de educação, Fred Amâncio.

“Temos mais de 160 obras da Secretaria de Educação e essa é uma delas, onde estamos ampliando a capacidade para mais de 500 estudantes, com uma estrutura completamente nova e equipamentos esportivos. Tudo isso traz um novo padrão para o funcionamento da nossa rede e faz toda a diferença para a comunidade”, disse o prefeito durante a visita.

Com capacidade para atender a cerca de 580 estudantes, o novo prédio da escola está sendo construído em uma área de 1.638m², dividido em dois pavimentos. A estrutura da escola contará com 10 salas de aula, biblioteca, sala de recursos, coordenação, sala de professores, secretaria, diretoria, banheiros, cozinha, refeitório, vestiários, quadra coberta, depósito, almoxarifado e sala de banda escolar.

A construção faz parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife em parceria com a Secretaria de Educação. Com o objetivo de construir e requalificar unidades de ensino, a iniciativa já conta 30 obras concluídas e cerca de 100 obras em andamento. Além disso, outras 70 obras estão previstas para 2024, chegando a 200 unidades escolares requalificadas. O investimento total do programa é de R$ 200 milhões até 2024.

“Esse é um momento muito importante na história da nossa rede de educação do Recife porque não estamos apenas fazendo novas unidades, mas também requalificando as que já existem. É muito investimento e um volume grande de obras, o que reflete diretamente na qualidade do serviço prestado”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

O prefeito também visitou a Creche Tancredo Neves, no Bairro do Barro, que está passando por uma ampliação e conta com um investimento de R$ 855 mil. A instituição voltada para a primeira infância receberá 3 novas salas de aula e uma sala de recursos multifuncionais, com previsão de entrega para o início do primeiro semestre de 2024.

“O que era um terreno livre, será transformado em salas, o que representa quase 80 crianças tendo acesso à educação. São quase 3 anos investindo em ampliação e foram mais de 3500 vagas criadas. Quando você acerta na diretriz, o resultado aparece”, declarou João Campos.

A obra integra o Programa Infância na Creche, lançado em 2021, que tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife, ampliando a oferta de vagas. A iniciativa é o maior investimento em ampliação de vagas em creches da história da cidade do Recife e, até o final de 2024, serão investidos mais de R$ 150 milhões e criadas sete mil novas vagas nesta etapa de ensino.

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife