Prefeitura do Recife convoca 400 novos profissionais para compor a Rede Municipal de Ensino da cidade

imagem de Guilherme Vila Nova
Serão contratados de forma temporária mais 200 ADIs e 200 AADEEs; convocação irá abranger os candidatos aprovados na seleção simplificada em vigência

O Prefeito do Recife, João Campos, assinou nesta segunda-feira (12) o decreto que autoriza a convocação de mais 400 profissionais para exercerem as funções de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (200 vagas) e Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (200 vagas). A ação tem por objetivo atender ao público crescente da Educação Infantil e da Educação Especial de crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino do Recife.

A contratação temporária irá abranger os candidatos aprovados na seleção pública simplificada que está em vigência, cujo resultado final foi homologado no mês de setembro. Com a nova convocação, a Rede Municipal do Recife passará a contar, ao todo, com 800 profissionais dessas áreas, oferecendo um maior suporte para a educação infantil e aos estudantes com necessidades específicas.

Anteriormente, por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura do Recife já havia convocado outros 400 ADIs e AADEES para compor os quadros das escolas e creches da Rede. Para se ter ideia, atualmente a cidade conta com menos de 400 Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial. Com a nova convocação, será possível duplicar esse número e atender com muito mais qualidade esses estudantes.

Na prática cotidiana, os ADIs trabalham junto ao acolhimento, afazeres e cuidados com as crianças na educação infantil, e os AADEEs trabalham junto a crianças e adolescentes matriculados na educação especial, o que inclui estudantes com diferentes necessidades, como crianças com síndrome congênita do zikavírus, hiperatividade, bem como Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de down, entre outras.

“Estamos muito contentes em poder abrir mais essa convocação e chamar para as nossas escolas e creches novos profissionais. Com essas contratações será possível ampliar os atendimentos dentro da nossa Rede Municipal e assim atender muito mais crianças que necessitam dessa atenção e desse apoio mais especial dentro das unidades”, celebrou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.