Prefeitura do Recife convoca 400 novos profissionais para a Rede Municipal de Ensino

imagem de Guilherme Vila Nova
Serão 200 novos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e 200 novos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs) para fortalecer a Educação do Recife

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira (12), a convocação e contratação imediata de 400 novos profissionais para a Rede Municipal de Educação da cidade. São 200 novos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), que irão dar apoio dentro das creches, oferecendo um maior suporte aos pequenos estudantes, além de 200 novos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs), que atuarão no apoio a estudantes com deficiência ou transtornos. A lista com todos os convocados será publicada no Diário Oficial do Recife desta terça-feira (13).

O objetivo da iniciativa é atender o crescente público da Educação Infantil, especialmente creches, que tem sido expandido dentro da Rede do Recife com as ampliações e construções de novas creches na cidade. Além disso, esta grande contratação busca dar maior suporte para a Educação Especial (Inclusiva), que apoia as crianças e adolescentes com deficiências ou transtornos.

Apenas entre os anos de 2021 e 2022, o Recife ampliou em quase duas mil as vagas destinadas à educação infantil. A iniciativa, especialmente a contratação de ADIs, faz parte do Programa Infância na Creche, que irá investir cerca de R$ 150 milhões ao longo de quatro anos para a expansão de infraestrutura própria, construção de novas unidades, ampliação de unidades existentes e parceria com instituições sem fins lucrativos, a fim de fortalecer a Educação Infantil e dobrar a oferta de vagas em creches na cidade até 2024.

A Secretaria de Educação do Recife vem trabalhando, ainda, para fortalecer as ações para a Educação Especial (Inclusiva). O Recife, inclusive, é considerado uma referência nesta área, pois já adota um conjunto relevante de estratégias voltadas para o atendimento especializado. A capital pernambucana agora busca assumir um protagonismo nacional, com o fortalecimento e novas ações para atender os estudantes com deficiências ou transtornos. A contratação de novos profissionais é uma ação importante dessa estratégia.

“Temos realizado esforços contínuos para ampliar o acolhimento às crianças em creches devido à demanda crescente pela procura de vagas, sobretudo em um contexto de crise econômica no país, associado a um contexto de pandemia e redução de empregabilidade, bem como encerramento de atividades de escolas privadas de pequeno porte”, acrescentou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.