Prefeitura do Recife dá ordem de serviço para construção de nova sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários

imagem de Guilherme Vila Nova
Com investimentos da ordem de R$ 3,3 milhões, o novo prédio terá capacidade para atender 580 estudantes. Atualmente, com o programa Escola no Grau, estão em andamento 100 obras em escolas municipais.

Vem aí uma nova, moderna e equipada sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários. Localizada no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife, o novo equipamento contará com uma mega estrutura, abrindo novas vagas e podendo atender ainda mais crianças da comunidade e do entorno. Com investimentos da ordem de R$ 3,3 milhões, a ordem de serviço foi assinada na noite desta quarta-feira (9) pelo prefeito da cidade, João Campos. A construção faz parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação. Com o objetivo de construir e requalificar unidades de ensino, a iniciativa já conta 30 obras concluídas e cerca de 100 obras em andamento.

“A gente está aqui acompanhando a obra da nova Escola Casa dos Ferroviários. Era um pleito muito antigo, desde 2011 ela estava funcionando em outro lugar, e aqui funcionava o antigo prédio. O ponto estava sendo utilizado para uso de drogas, gerando insegurança para todos que circulavam pelo entorno. Agora a gente está fazendo um investimento de R$ 3,3 milhões para garantir um novo prédio, com 10 salas de aula, completamente moderno, adequado para o ensino e para funcionar uma nova escola”, explicou João Campos. “E a gente não anuncia obra sem saber quando começa, a gente está vindo com a fundação toda pronta para comemorar essa conquista. Nos próximos meses, vamos chegar aqui para inaugurar a escola. São mais de 200 escolas que estão sendo requalificadas, construídas e ampliadas na nossa rede. É o maior volume de investimento da história da rede municipal de educação, fazendo parte do Escola no Grau”, concluiu ele.

Com capacidade para atender cerca de 580 estudantes, o novo prédio da escola será construído em uma área de 1.638m² e será dividido em dois pavimentos. A estrutura da escola contará com 10 salas de aula, biblioteca, sala de recursos, coordenação, sala de professores, secretaria, diretoria, banheiros, cozinha, refeitório, vestiários, quadra coberta, depósito, almoxarifado e sala de banda escolar.

Outras 70 obras estão previstas para 2024, quando o número será de 200 unidades escolares requalificadas. O investimento total do programa é de R$ 200 milhões até o próximo ano. “A gente está muito feliz porque o prefeito João Campos e a gestão tomaram a decisão de fazer um resgate de desejos e sonhos históricos de algumas comunidades. Essa escola faz parte desse processo. A escola funcionou aqui e em 2011 ela foi desativada porque o prédio foi condenado. E, provisoriamente, ela foi para outro local aqui próximo, uma casa que foi adaptada. Há mais de 10 anos a comunidade tinha o sonho de ter uma grande escola e esse sonho está virando realidade, as obras já começaram”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. “É uma escola bem maior do que a que existia aqui antes. A escola tem 430 estudantes hoje e vai passar a ter 580 estudantes. Além da estrutura moderna, ela vai ter laboratório, biblioteca, quadra coberta”, acrescentou.

Dilma Lima da Silva é gestora da Escola Municipal Casa dos Ferroviários há 12 anos e comentou sobre a alegria de ver o andamento das obras: "Passamos 11 anos esperando por este momento. Estamos hoje em prédio alugado, passamos por duas unidades, e as salas são pequenas, nem conseguimos acolher a todos os que eram daqui da unidade da avenida. Agora estamos voltando para casa, com uma escola completa, que é o sonho de todo educador e de toda a comunidade. Ter uma escola de referência, uma escola de qualidade é um sonho. Agora é só gratidão à equipe. Obrigada a todos”.

Fotos: Paulo Melo e Wagner Ramos