Prefeitura do Recife distribui 2,6 mil toneladas de alimentos, material de limpeza e pedagógico para os alunos da rede

imagem de Cáthia
A ação teve início com o recesso escolar, como medida de prevenção à contaminação do novo coronavírus e garantia da segurança alimentar dos estudantes. Foto: Andréa Rego Barros/ PCR:

Em menos de um mês desde que iniciou o recesso escolar, como medida de prevenção à contaminação do novo coronavírus Covid-19, a Prefeitura do Recife entregou 2,6 mil toneladas de alimentos, além de materiais de limpeza e pedagógicos, aos mais de 90 mil alunos das 315 creches e escolas da rede municipal de ensino. A terceira entrega dos insumos ocorreu nesta quinta-feira (09), e contou com materiais lúdicos para a Primeira Infância, que foram distribuídos para os alunos das 85 creches da rede, além da distribuição das cestas básicas e do material de limpeza.

A distribuição dos alimentos é uma forma de garantir a segurança alimentar dos alunos. A Prefeitura do Recife iniciou a distribuição de kits alimentares para suprir a merenda que os alunos faziam no horário que estariam em aula. Como nas duas vezes anteriores, a distribuição foi organizada para ser feita em um único dia e no turno que os estudantes estão matriculados. No momento da entrega, a orientação foi para as pessoas se organizarem em filas, mantendo distância entre si, evitando aglomerações. Essa logística é mais uma forma da gestão proteger a saúde das pessoas.

“Neste momento de isolamento social, a Prefeitura do Recife está distribuindo materiais lúdicos para a interação dos pais com os filhos, para que eles mantenham o desenvolvimento cognitivo que iniciaram nas nossas unidades. Então, todo o sistema de proteção da Prefeitura está ativado para quem mais precisa. As ações de proteção social, Saúde, Assistência e Educação estão integradas. Os alimentos fornecidos pela Educação complementam para as famílias o fornecimento de alimentos ou recursos oriundos de diversos programas da gestão”, declarou Bernardo D'Almeida, secretário de Educação do Recife.

A montagem das cestas básicas levou em consideração o valor nutricional e a segurança alimentar do corpo estudantil da rede de ensino, incluindo proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas. São nove itens que foram distribuídos: farinha de mandioca, feijão, açúcar, arroz, farinha de milho pré-cozida, óleo de soja, leite em pó, sardinha e macarrão, totalizando quase 10 quilos de alimentos. Nesta terceira entrega, a recomendação técnica das nutricionistas foi o fornecimento de gêneros para preparação em casa, e a não distribuição de produtos perecíveis ou com curtos prazos de vencimento. A próxima entrega está programada para ocorrer daqui um mês, no dia 08 de maio.

“Esse recebimento é muito importante para quem é autônomo como eu e está sem renda neste período de coronavírus. É uma cesta bem completa, que está ajudando bastante. Há 15 dias as coisas estavam acabando lá em casa, aí veio a cesta para ajudar nessa necessidade. Foi muito bom, bastante positivo”, declarou João Ianyran, autônomo, pai de Maria Cecília, 1 ano e 5 meses, aluna da Creche Municipal Professor Francisco do Amaral Lopes. “Essa é uma boa ação e agradeço por isso porque ajuda bastante quem é autônomo, quem não trabalha, ajuda bastante porque os alimentos estão muito caros”, completou Patrícia Pereira, autônoma, mãe de Kaylla Pereira, de 3 anos e 8 meses, aluna da mesma creche.

O material pedagógico nesta remessa foi feito para todos os alunos das 85 creches e creches-escola e engloba material lúdico para a Educação Infantil - composto por tinta, massa, lápis de cor, cola, giz de cera, entre outros itens. Nas entregas anteriores, os demais alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também já receberam livros literários, simulados e indicação do Catálogo de Games e Sites Assistivos, que traz uma seleção de jogos, softwares e interfaces digitais para serem utilizadas em celulares, tablets, notebooks e computadores em geral, além de jogos e brincadeiras para as crianças até cinco anos. Os kits de limpeza são compostos por sabão, detergente, desinfetante e água sanitária, e servem como medida de segurança para que as famílias se protejam da proliferação da doença.