Prefeitura do Recife distribui 290 mil livros para o Proler

Mais de 51 mil alunos da rede municipal de ensino vão ser beneficiados com os kits do Proler. Foto: Sâmara Carvalho/PCR

A Escola Municipal Severina Lira, na Tamarineira, foi palco na sexta-feira, 06, das 8h às 11h, do lançamento do projeto PROLER - Obras Literárias. Iniciativa da Secretaria de Educação em parceria com a Editora IMEPH, o projeto vai distribuir 290.970 mil livros para os estudantes da educação infantil e Anos Iniciais (1º ao 5º) e tem como objetivo estimular a prática da leitura e produção textual. Ao todo 51.679 alunos vão ser beneficiados.

Desenvolvido de forma interdisciplinar estimulando o protagonismo estudantil e ações que envolvam toda a comunidade escolar, cada estudante receberá um kit contendo 04 títulos específicos por ano de escolaridade (1º ao 5º) e um caderno de atividades, respeitando a faixa etária. Bimestralmente, uma obra literária será trabalhada. Titulos como “Bichos” de Francisco Gilson, “O Baú da Surpresa”, de Mariane Bigio e “A descoberta de Clarice” de Nívea Barreto, serão trabalhadas pelos professores.

A programação do lançamento iniciou às 8h, com acolhida dos estudantes e convidados pela professora Mônica Beltrão. Em seguida, ocorreu a apresentação cultural “A Importância da Leitura”, protagonizada pelos alunos Sophia e Ariel (2º ano) da EM Severina Lira. Ao final, teve contação de história, “Bojabi, a árvore mágica” pelo contador Paulo André e entrega simbólica para os estudantes dos kits do PROLER com lanche coletivo.

O PROLER - Obras Literárias, faz parte do Programa de Letramento do Recife (ProLer), programa onde as crianças começam a ter contato com a leitura já aos 4 anos, com base em métodos que estimulam a criatividade e a autoria dos estudantes para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Outro objetivo do Proler é reduzir o número de estudantes não alfabetizados ou analfabetos funcionais ao término da Educação Básica.