Prefeitura do Recife divulga nesta sexta-feira (23) atendimento das vagas para o ano letivo de 2023 na Rede Municipal de Ensino

imagem de Guilherme Vila Nova
Novo sistema estabeleceu critérios socioeconômicos para ofertar um processo de alocação mais justo, simples e transparente; novidade também contempla lista de espera para a Educação Infantil.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, divulga nesta sexta-feira (23), a partir do meio-dia, os estudantes que foram contemplados com vagas na Rede Municipal da cidade. Ao todo, foram ofertadas 18.384 vagas para novatos, divididas em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para 2023, o cadastro teve por objetivo oferecer um processo de alocação de vagas mais justo, simples e transparente, contando com o auxílio de um algoritmo inteligente, baseando-se em critérios estabelecidos por priorização. O próximo passo é levar a documentação na unidade em que a criança foi alocada para a confirmação da matrícula. Os responsáveis terão do dia 3 ao dia 13 de janeiro. 

Os pais ou responsáveis serão informados sobre o atendimento das vagas por meio de e-mail e Whatsapp informados no ato do cadastro, além da possibilidade de consulta acessando o site Matrícula Online. Entre as novidades deste ano está a fila de espera para a Educação Infantil, que ficará aberta o ano todo. Através do mesmo site em que realizou o cadastro, os pais poderão acompanhar a posição que ocupa na fila para a unidade escolhida. Sempre que uma vaga surgir, o responsável receberá um alerta via Whatsapp. 

O Ensino Fundamental não fica de fora. As vagas que não forem confirmadas até o período exigido, voltarão para o sistema. Além disso, entre 16 e 18 de janeiro, será realizado o período de transferência entre redes, o que também pode gerar o surgimento de novas vagas. A partir daí, entre os dias 19 e 23 de janeiro, os pais terão uma segunda oportunidade para conseguir encaixar a criança na unidade desejada ou em alguma outra escola que fique próxima à residência. 

“Essa segunda etapa é ainda mais importante para as famílias, porque é o momento em que elas de fato vão confirmar a vaga do estudante na unidade. É de extrema importância ficar atento aos prazos para não perder a oportunidade. Estamos trabalhando fortemente para ampliar cada vez mais as vagas na Educação Infantil, tendo para o ano letivo de 2023 já conseguido uma grande ampliação”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

CRECHES - Para o ano letivo de 2023, a Prefeitura do Recife está ampliando a oferta em duas mil novas vagas em creches em comparação com o final de 2020. O número representa um aumento de 30% na quantidade já ofertada na Rede Municipal da cidade, saltando de 6,5 mil para 8,5 mil vagas.

A expansão só foi possível graças a iniciativas do Programa Infância na Creche, que visa dobrar o número de vagas nas unidades infantis até 2024. Para isso, já foram construídas e implantadas seis novas creches na cidade, além de 13 ampliações de unidades já existentes e outras dez com os serviços de expansão ou construção em andamento. Novas obras para ampliar a oferta de educação infantil ainda serão iniciadas em 2023 e 2024. Outra estratégia adotada pela Prefeitura para ampliar o número de vagas em creche é a parceria com creches credenciadas, que passam a operar na rede pública municipal e a ofertar integralmente vagas para o ensino público, possibilitando o atendimento de um maior número de crianças.

 

Comentários

Já saiu?

Saiu o resultado?