Prefeitura do Recife duplica vagas em creches e anuncia nova expansão

imagem de Guilherme Vila Nova
Após bater meta de dobrar vagas na rede, município também ganhará mais de 600 novas vagas, superando as expectativas para ampliar a capacidade da rede de ensino. Foto: Paulo Melo/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, reafirmou o seu compromisso com a Educação Infantil e anunciou, nesta quinta-feira (9), nova expansão de vagas em creches na Rede Municipal de Ensino ao alcançar a meta de dobrar a oferta de matrículas, conforme compromisso estabelecido no início da atual gestão, em 2021. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, em cerimônia no Compaz Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro.  

Até o final de abril deste ano, a Rede Municipal de Ensino do Recife já registrava um aumento de cerca de 90% no número de vagas em creches, saltando de 6.439, no início de 2021, para 12.254 vagas.  Neste mês de maio, com a construção de uma nova unidade, no bairro do Monteiro, e quatro ampliações e requalificações, contemplando os bairros do Ibura, Jordão, Guabiraba e Vasco da Gama, e ainda cinco novas creches em parceria, distribuídas nos bairros de Areia, Jiquiá, Iputinga, Córrego do Jenipapo e Várzea, a Prefeitura vai ultrapassar a meta, chegando a mais de 13,5 mil vagas na rede, um aumento de 110,49% em relação à meta inicial. Estas dez novas unidades irão ofertar de forma imediata cerca de 1.300 novas vagas de creche, 600 a mais do que anunciado no compromisso prévio. 

“É uma alegria muito grande realizarmos este evento e anunciar todas estas novidades. Isso é fruto de muito trabalho e do compromisso do prefeito João Campos que, ao longo da sua gestão, vai ter gerado mais de 11.000 novas vagas para a Educação Infantil - creche e pré-escola. Sem dúvidas, um grande avanço para a Rede Municipal de Ensino do Recife e um grande ganho para as nossas crianças e suas famílias”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

O incremento nas vagas de creche beneficia também na expansão da Educação Infantil. Além das novas vagas em creche, o Infância na Creche contribuiu também para a criação de cerca de 3.400 novas para a etapa de pré-escola, contemplando estudantes com 4 e 5 anos de idade, alcançando o número de 16.620 vagas. Os investimentos em vagas de creche são muito importantes para garantir o desenvolvimento adequado das crianças e o bem-estar de suas famílias. A creche é um espaço fundamental para o aprendizado e socialização das crianças, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor. 

Para Julienne Moura, mãe de Dayo Moura, aluno da Creche Escola Municipal Mércia Maria Bezerra Costa, no bairro de Casa Amarela, a experiência do filho na creche é gratificante e fundamental para estabelecer uma base sólida para seu desenvolvimento futuro. "Posso dizer que é um ganho significativo pra gente lá em casa. Dayo ama a creche. Lá ele se sente acolhido e nós, como pais, também somos acolhidos nesse processo educacional do nosso filho. Eu tenho a garantia de que é feito um trabalho pedagógico de qualidade, ofertada uma alimentação adequada, com acompanhamento nutricional, que é tão importante. Ele faz atividades relacionadas à idade dele, de acordo com seu desenvolvimento. Tenho a certeza absoluta que quando eu saio pra trabalhar, meu filho está sendo muito bem cuidado, acolhido e educado", comentou Julienne. 

Durante o evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que pela primeira vez o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), programa de investimentos coordenado pelo Governo Federal, contemplou a área da Educação. "Pernambuco foi o Estado mais contemplado com obras da Educação Básica, com 140 obras e 95 creches para os municípios pernambucanos. Com esse anúncio de hoje, o Recife ultrapassa a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que previa que 50% das crianças de 0 a 3 anos estivessem em creche. É importante destacar que aqui, no Recife, a creche é em tempo integral e isso é muito importante para as mães, que saem para trabalhar e deixam as crianças seguras, cuidadas e acolhidas", afirmou Camilo.    

“Chegamos ao dia de hoje com esse marco. O que foi feito em quarenta anos, a gente fez em quatro. Sem dúvidas, o dia mais feliz da minha vida como prefeito do Recife. Estamos expandindo a rede de creches da rede municipal, e o que a gente tem é uma creche é tudo o que uma criança precisa, é o direito a uma segurança alimentar, proteção, amor e cuidado. Hoje, estamos fazendo história ao anunciar que atingimos a nossa meta de dobrar o número de vagas nas creches, mas não estamos diante de uma linha de chegada. Ainda há muito trabalho. O anúncio desta tarde inclui ainda novas unidades que irão gerar de forma imediata 1300 novas vagas de creche e 700 de pré-escola. Eu sempre digo que, enquanto houver uma criança fora da sala de aula em nossa cidade, haverá trabalho e, enquanto tiver criança em lista de espera, a nossa responsabilidade é ir buscar. Nenhuma criança pode ficar fora da sala de aula”, afirmou o prefeito João Campos. 

Infância na Creche - A primeira vaga de creche da capital pernambucana foi criada em 1981. Desde então, até o final de 2020, a Rede Municipal de Ensino do Recife contabilizava 6.439 vagas nesta etapa de ensino para atender a demanda da comunidade escolar. Um dos maiores compromissos estabelecidos pela atual gestão foi de dobrar esta oferta, gerando em quatro anos o mesmo quantitativo de vagas que foram criadas em 40 anos. Diante deste contexto, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou o Programa Infância na Creche, o maior iniciativa de expansão de vagas em creches da história do Recife. 

Com investimentos na ordem de R$ 150 milhões, o Infância na Creche - que tem como objetivo também o fortalecimento da Educação Infantil - atua em quatro grandes eixos: construção de novas creches com foco na expansão na infraestrutura própria; ampliação e requalificação de unidades já existentes, permitindo o aumento de vagas e melhoria da estrutura nas atuais unidades; parcerias com instituições sem fins lucrativos, atuando em conjunto com unidades comunitárias vinculadas a ONGs, Fundações e Cooperativas Educacionais; e projeto de parceria público privada (PPP), que vai viabilizar a construção de novas creches. 

A Prefeitura do Recife tem um olhar especial para esta etapa de ensino, beneficiando crianças de 0 aos 3 anos de idade. “As vagas em creche permitem que os pais tenham tranquilidade para trabalhar, sabendo que seus filhos estão cuidados e recebendo uma educação de qualidade. Esta etapa de ensino também tem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças. Além disso, investir nesta área também traz benefícios econômicos e sociais, impulsionando o desenvolvimento da sociedade como um todo”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

 
Fotos: Paulo Melo e Marlon Diego - PCR