Prefeitura do Recife entrega mais uma Praça da Infância

imagem de Guilherme Vila Nova
Com investimentos na ordem de R$ 1,1 milhão, equipamento foi instalado em frente à Escola Municipal de Tejipió, proporcionando inclusão, segurança e liberdade para as crianças / Foto: Paulo Melo

A comunidade de Tejipió, zona oeste do Recife, recebeu, na manhã deste domingo (10), a sexta Praça da Infância. Com investimentos na ordem R$ 1,1 milhão, o equipamento instalado em frente à Escola Municipal de Tejipió tem como objetivo principal promover lazer e esportes para as crianças do bairro e regiões do entorno. A intervenção paisagística mudou o cenário da Praça de Tejipió, localizada entre as Ruas Severino Varejão e Tutóia. O equipamento já beneficiou a população dos bairros da Encruzilhada, San Martin, Madalena, Ibura e da comunidade Entra Apulso, no bairro de Boa Viagem.

Fred Amancio falou sobre a importância do equipamento na promoção de uma educação de qualidade e ressaltou a expansão da ideia em outros equipamentos da cidade. “Com as atenções concentradas na primeira infância do Recife, idealizamos as Praças da Infância, um equipamento que se destaca pela sua dedicação às crianças e exerce um impacto notável na promoção da educação. Este projeto, cuja grandiosidade se reflete na sua replicação em outras praças, reforça a importância da educação como pilar central”, disse.

O projeto foi elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços. Além disso, baseia-se na cultura popular do Recife para nortear a identidade visual e a construção dos cenários que incluem o design e a materialidade da praça.

“Estamos empenhados na concretização do conceito de descentralização dos espaços urbanos, movendo-nos além dos grandes parques para assegurar que, nas proximidades de cada comunidade, haja acesso a áreas de lazer e desenvolvimento infantil. O bairro de Tejipió exemplifica essa visão ao oferecer à comunidade uma oportunidade adicional para brincar, reunir suas famílias e desfrutar de um ambiente de qualidade”, destacou Luciana Lima, secretária Executiva da Primeira Infância do Recife.

O projeto fez uso de materiais naturais, considerando sua alta durabilidade e fácil manutenção. A implantação desses equipamentos foi determinada pela posição da quadra que foi requalificada e recebeu alambrado, assim, a caixa de areia (com brinquedos como a ponte equilíbrio e as toras de madeira), o espaço de estar e o "círculo de vento" foram dispostos ao seu redor. Esse círculo proporciona para as crianças as diversas formas de experimentar o vento, sentindo-o ao se balançar (balanço ninho) e equilibrar (orbit) e assume destaque na proposta, sendo locado de forma a nortear o caminho estruturante, o qual transpassa esse território conectando os espaços distintos supracitados.

Por fim, foram plantadas cinco ipês amarelos, árvores que promoverão sombra e embelezamento à área quando atingirem a maturidade, além dos canteiros e jardineiras que também receberam forração específica em grama esmeralda e dianela, incentivando a interação dos usuários com a natureza e permitindo que as crianças tenham contato físico com a vegetação, estimulando os sentidos com os diferentes cheiros e texturas.

Com entusiasmo, o prefeito João Campos saudou a comunidade e destacou a entrega da sexta Praça da Infância. “A entrega desta praça, estrategicamente situada ao lado de uma escola municipal, foi planejada com intenção. O propósito é claro: permitir que, diariamente, as crianças passem por esse espaço ao entrar e sair desta unidade de ensino. Essa praça desempenha uma função fundamental, agindo como um elo que aproxima a comunidade da escola e vice-versa. Almejamos que este local se torne uma extensão da escola, um ambiente cuidadoso, sagrado e crucial, espelhando a importância da unidade de ensino. Acreditamos que aqueles que estudam, brincam e praticam esportes aqui estarão próximos a um mundo repleto de oportunidades”, pontuou.