Prefeitura do Recife entrega nova Escola Municipal Padre Donino

imagem de Guilherme Vila Nova
Municipalizada este ano, unidade de ensino foi totalmente requalificada e atende quase 200 estudantes da Rede. Foto: Paulo Melo/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, entregou oficialmente nesta quinta-feira (1°) uma nova unidade de ensino, a Escola Municipal Padre Donino, localizada em Casa Forte, na Zona Norte da cidade. Municipalizada este ano, a escola foi totalmente requalificada e já está acolhendo alunos da região. Anteriormente, a unidade fazia parte da Rede Estadual de Ensino. 

O equipamento passou por uma restauração completa em toda a rede elétrica, troca de piso e revestimento, pintura, esquadria, forro e ar condicionado. A quadra da escola também foi totalmente reformada, ganhando nova pintura e reparos essenciais para melhor atender os estudantes. “Além de muito feliz, estou bastante emocionado em participar deste momento. É sempre muito especial entregar uma nova unidade para a Rede Municipal do Recife e essa está praticamente nova, completamente reformada e climatizada. É mais do que uma obra, tem carinho em todos os detalhes”, discursou o secretário de Educação da cidade, Fred Amancio. 

E não faltou emoção na cerimônia de entrega, já que ex-alunos da unidade estiveram presentes para prestigiar a ocasião. Assim como o prefeito João Campos, que relembrou os tempos em que o pai estudou na escola. O ex-governador de Pernambuco ganhou uma simbólica homenagem no equipamento, que agora possui a Biblioteca Eduardo Campos. “A emoção é muito grande de estar aqui hoje. Lembro muito do meu pai falando de quando era aluno daqui e da relação que ele tinha com essa escola. A educação permite sonhar sem limites e quero que cada estudante aqui hoje saiba que ele pode ser o que quiser”, disse João. 

“Tenho uma memória afetiva muito forte com essa escola. Nunca saí desse bairro, que foi onde nasci e me criei. Esta é uma virada de chave em Recife e na educação de Pernambuco. Um passo muito importante. Fico muito feliz em ver uma escola de qualidade toda requalificada e revitalizada sem perder sua história e identidade”, emendou Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, que também é ex-aluna da unidade. 

Desde o início do ano letivo, a escola já está atendendo os estudantes da Rede Municipal. Ao todo, são 188 alunos divididos entre 10 turmas de Anos Iniciais, que vão do 1º ao 5º ano. “Este ano tivemos a grata surpresa de uma grande reforma na escola, onde minha filha já estuda há três anos. Está tudo lindo, mudado e arrumado. As crianças ganharam fardamento e alimentação, a escola ganhou um jardim lindo na frente. Minha filha só fala coisas boas e como mãe estou muito feliz e só tenho motivos para parabenizar”, arrematou Gisele da Conceição, mãe de Ana Vitória, estudante do 5º ano.

ESCOLA NO GRAU

O programa da Prefeitura do Recife, lançado este ano, possui cinco grandes eixos: ampliações, requalificações, construção de novas unidades educacionais, construção de quadras cobertas e construção de novas sedes, tornando a Rede Municipal de Ensino do Recife ainda mais confortável, segura e atrativa para profissionais e estudantes. Com investimentos na ordem de R$ 200 milhões de reais, a iniciativa vai requalificar 200 escolas e creches até o final de 2024. 

Atualmente, 60 unidades já estão em fase de requalificação e outras 70 na projeção de licitação ainda para este ano, com início das obras em 2023. Além disso, mais 70 unidades serão licitadas em 2023 para que tenham obras iniciadas em 2024. 

 

Fotos: Paulo Melo/PCR