Prefeitura do Recife entrega a oitava Praça da Infância

imagem de Guilherme Vila Nova
Novo equipamento destinado às crianças está localizado no Córrego do Morcego, em Dois Unidos; espaço de lazer vai beneficiar moradores e estudantes da região Foto: Mangue Action

Neste domingo (05), os moradores do bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, receberam a tão aguardada Praça da Infância. Localizado no Córrego do Morcego, no bairro de Dois Unidos, o novo espaço de lazer destinado às crianças da região promete ser um ponto de encontro para a comunidade local, além de beneficiar diretamente os estudantes das Escolas Municipais Olindina Monteiro de Oliveira França e João Amazonas. 

O projeto, que teve um investimento na ordem de R$ 736 mil, foi concebido com base em princípios de simplicidade, visando estimular a imaginação e promover uma diversidade de interações. Aproveitando os desníveis naturais do terreno, uma parede de escalada foi integrada, oferecendo uma oportunidade emocionante para as crianças explorarem. Utilizando materiais naturais de alta durabilidade e fácil manutenção, o projeto se destaca pela sua sustentabilidade. 

“Esta é a oitava Praça da Infância que a gestão entrega, um passo importante na promoção da qualidade de vida e na construção de uma cidade mais inclusiva e acolhedora para todos os seus habitantes, trazendo para dentro das comunidades, para que as crianças e as famílias tenham oportunidade de se divertir perto de casa”, falou Luciana Lima, secretária Executiva da Primeira Infância do Recife. 

A disposição dos equipamentos foi cuidadosamente planejada em torno da quadra, atendendo a uma demanda da comunidade local. A caixa de areia, completa com brinquedos como a casinha de madeira e o carrossel giratório, junto com os "círculos planta" e "círculos complementares", foram estrategicamente posicionados para promover a interação próxima das crianças com a natureza. Os círculos complementares, marcados por campos coloridos, podem abrigar uma variedade de brinquedos adicionais, proporcionando uma gama diversificada de atividades para os visitantes. O projeto integra harmoniosamente elementos paisagísticos e urbanos, priorizando as necessidades e os interesses da comunidade local.

Fred Amancio, secretário de Educação do Recife, destacou a importância da iniciativa para a promoção do bem-estar e da integração social na região. “A Praça da Infância é um projeto pensado nas crianças, mas especialmente nas crianças de até seis anos. Essa é a nossa oitava praça e é um projeto muito abraçado por todo o time, que acabou impactando em todo conjunto de requalificações de praças, nas mais de cem praças que estão sendo requalificadas, isso nos deixa muito feliz”, pontuou.

Kelani Vieira, mãe da pequena Aylla Vieira de 4 anos, que é estudante da Escola Municipal João Amazonas, ficou encantada com o novo equipamento no bairro. “Esse é um espaço muito importante para a comunidade, que estava tão carente de espaços como este. Estou muito feliz”, disse. 

Afirmando o compromisso de chegar a todos os locais da cidade, o prefeito João Campos inaugurou a oitava Praça da Infância no mesmo local onde, há quase sete anos, aconteceu uma fatalidade. “Estamos inaugurando a oitava Praça da Infância do Recife. Aqui, há quase sete anos, houve uma fatalidade e, depois de conversar com as famílias, me comprometi em fazer desse lugar uma Praça da Infância. Hoje estamos entregando para a população um espaço com qualidade, feito ouvindo as pessoas”, disse João Campos.