Prefeitura do Recife entrega a sétima Praça da Infância

imagem de Guilherme Vila Nova
Com investimentos na ordem de R$ 8,8 mi, equipamento voltado ao público infantil está localizado no bairro da Madalena/ Foto: Paulo Melo/ PCR

O prefeito João Campos e o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, entregaram à comunidade da Madalena, na manhã deste sábado (13), a sétima Praça da Infância da cidade. Com investimentos na ordem de R$ 8,8 mi, as obras da Praça Eça de Queiroz, que conta com uma área de mais de dois mil metros quadrados, foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

O secretário de Educação, Fred Amancio, destacou a importância destes equipamentos na promoção de uma educação de qualidade. “Numa manhã de sol como essa, nada melhor do que entregarmos um equipamento tão importante para a qualidade de vida das crianças. Estamos muito felizes pela entrega da sétima Praça da Infância, um equipamento que vai atender toda comunidade, mas com uma estrutura pensada especialmente para as crianças. Esse projeto está sendo replicado em mais de cem outras praças espalhadas pelo Recife. Sem dúvidas, é um olhar especial que o nosso prefeito João Campos tem com as nossas crianças, investindo no futuro da nossa cidade com foco na primeira infância”.

O projeto foi elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças. A praça se baseia na cultura popular do Recife para nortear a identidade visual e a construção dos cenários que incluem o design e a materialidade da praça. O símbolo de maior relevância destacado neste guia foi o círculo temático baseado em elementos da natureza.

Os círculos temáticos são conectados por um caminho estruturante, que integra a criança com o espaço, disponibilizando elementos naturalizados que instigam desafios e brincadeiras. No primeiro círculo, o árvore: são pensados para propiciar o contato próximo entre esta e as crianças, formando um espaço de encontro e de sombra em seu centro, as casas silo remetem a brincadeira na casa da árvore. O segundo, o vento: os equipamentos propostos permitem experimentar os ventos de várias formas: sentindo-o na pele ao se balançar e movimentar. E o último círculo, o planta: são pensados para criar o contato próximo e físico entre as crianças e as árvores, arbustos e flores.

Dessa forma, temos como resultado um projeto onde os elementos que compõem a estrutura paisagística e urbana (a vegetação, o mobiliário urbano, a iluminação entre outros) foram considerados conjuntamente, buscando atender às necessidades da população local.

Com entusiasmo, o prefeito João Campos saudou a comunidade e enfatizou a entrega da sétima Praça da Infância. “Hoje é um dia especial, estava vindo no caminho olhando as fotos antigas dessa praça e agora as fotos com a requalificação e pensando no impacto positivo que ela vai causar nas crianças. Muitas crianças que estão brincando em ambiente fechado, terão a oportunidade de brincar nesta praça,  viver a cidade e encontrar novas crianças”, disse o prefeito.

As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que está sendo replicada em toda a cidade, com soluções específicas e em sintonia com o seu entorno. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços.

“Esta é a sétima Praça da Infância, estamos chegando cada vez mais em todos os cantos da cidade,  empenhados na concretização do conceito de descentralização dos espaços urbanos. Estamos saindo dos grandes parques  para assegurar que, nas proximidades de cada comunidade, hajam áreas de lazer e desenvolvimento infantil”, destacou Luciana Lima, secretária Executiva da Primeira Infância do Recife.