Prefeitura do Recife inaugura ampliação da Creche Escola Recife Esperança e anuncia a construção da nova sede da Escola Municipal Professora Elizabeth Sales Coutinho Barros

imagem de Guilherme Vila Nova
Na ocasião, também foi anunciada a construção da segunda etapa de expansão da Creche Escola Recife Escola Esperança. Foto: Paulo Melo/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (16) a primeira etapa de ampliação da Creche Escola Recife Esperança, localizada no bairro de San Martin, na Zona Oeste da cidade. A unidade contou com a construção de quatro novas salas de aula, o que está permitindo incluir novos 94 estudantes, chegando a uma capacidade de 225 estudantes. Durante a solenidade, ainda foi anunciada a nova expansão da creche, que ganhará mais nove salas de aula, e a construção da nova sede da Escola Municipal Professora Elizabeth Sales Coutinho Barros, nas proximidades da Recife Esperança.

A Creche Escola Recife Esperança já teve sua área aumentada em mais de 143m², tendo a parte ampliada feita com piso de alta resistência, revestimento cerâmico nas paredes e pintura látex PVA até o teto, que é forrado com PVC. O investimento total da obra foi na ordem de R$ 384 mil reais. Com a nova etapa de ampliação, a unidade de ensino, que atua desde o berçário até o grupo 5, ganhará mais nove salas de aula, área de parque e convivência. A segunda etapa de ampliação irá representar a criação de 200 novas vagas, e a unidade escolar passará a ser a maior creche escola da Rede de Ensino do Recife, contemplando mais de 400 crianças.

“Esse é um momento muito especial para a comunidade escolar. Estamos fornecendo mais vagas para as nossas crianças e sempre fomos muito procurados em relação a isso. Que bom que estamos tendo a oportunidade de trazer mais crianças para a vida escolar. Isso é gratificante”, destacou Rosiane  Araújo, gestora da unidade há quase 14 anos.

As mães fizeram questão de destacar a importância da creche escola na vida e no desenvolvimento dos filhos. “Vai fazer cinco anos que minha filha está na unidade e eu só tenho gratidão. Ela é feliz aqui. Ela estuda na sala nova e todos os dias comemora a reforma e a quantidade de livros”, contou Sandra Maria, mãe de Stephanie, de 4 anos, que estuda na Recife Esperança desde o berçário.

“É fundamental ter um lugar que me passe confiança e segurança para que eu possa deixar a minha filha e ir trabalhar. Esse é um período de desenvolvimento dela e em pouco tempo já tenho notado essa diferença”, acrescentou Tabata Aguiar, mãe de Maria de Lima, de 11 meses. “Meu filho tem cinco anos e é uma criança dentro do espectro autista. Ele sempre foi muito bem acolhido e recebeu um tablet de apoio da Prefeitura para ter uma interação melhor dentro da sala de aula. Ele tem um carinho muito grande por esse espaço”, revelou Lindivania Maria, mãe de Pietro Nycollas, de 5 anos.

Na ocasião, o prefeito João Campos, ao lado do secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, anunciou também a construção da nova sede da Escola Municipal Professora Elizabeth Sales Coutinho Barros. O novo prédio da unidade de ensino, que atualmente conta com 240 estudantes matriculados, ofertará 280 novas vagas, totalizando 520 vagas para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A estrutura da nova sede da escola será composta por 10 salas de aula, laboratório, biblioteca, sala de recursos multifuncionais, bateria de banheiros masculinos e femininos, banheiros para pessoas com deficiência, área administrativa com secretaria, diretoria, coordenação, sala dos professores e banheiros administrativos, uma parte de serviço com cozinha, refeitório, despensa, além de quadra poliesportiva e área de parque infantil. Toda a unidade será climatizada, atendendo ao novo padrão da Rede Municipal de Educação do Recife. O investimento será na ordem de R$ 5 milhões de reais.

“Esse é um momento muito especial. Esta inauguração faz parte do Programa Infância na Creche. Já estamos atendendo 94 crianças, o que é praticamente o dobro da capacidade anterior. Com a segunda ampliação que ela terá, esta passará a ser a maior creche do Recife”, comemorou o secretário Fred Amancio.

“São essas histórias como a de Sandra Maria que reforçam a importância da escola na vida de uma criança. Essa conquista não é só da criança, é da comunidade, dos professores, do jovem, do idoso, de todo mundo que só tem a ganhar com uma educação mais forte e de qualidade”, encerrou João Campos.

Fotos: Paulo Melo/PCR