Prefeitura do Recife inaugura Creche Escola Deputado Alcides Teixeira

imagem de Guilherme Vila Nova
Nova unidade de ensino possui oito salas de aula e capacidade para receber mais de 200 estudantes, ampliando em cerca de 30% a oferta de vagas no bairro. Foto: Paulo Melo/PCR

A meta da atual gestão é ofertar sete mil novas vagas em creches até 2024. E para chegar ao objetivo, a Educação Pública Municipal do Recife precisa seguir avançando. Sendo assim, nesta quinta-feira (5), o prefeito João Campos, ao lado do Secretário de Educação, Fred Amancio, deram mais um passo rumo à conclusão do compromisso firmado com a cidade e inauguraram a Creche Escola Deputado Alcides Teixeira. Localizada no bairro de Santo Amaro, centro do Recife, a creche escola é a 11ª unidade de ensino do bairro e recebeu investimentos na ordem de R$ 1,9 milhão. 

A unidade de ensino possui 11 turmas distribuídas entre berçário e Grupo V, totalizando 226 estudantes. Para acolher as crianças, os pais e todos os profissionais da educação da melhor maneira possível, a Creche Escola Deputado Alcides Teixeira conta com uma moderna e ampla estrutura distribuída em um terreno de 1.468,86m² em área total, sendo 802,66m² de área construída.

“Agora consigo trabalhar tranquilamente porque sei que ela está bem, protegida, confortável e segura. Não preciso mais ficar dependendo de alguém para estar com ela porque a creche me trouxe esse alívio. É um espaço maravilhoso que abriu as portas para várias mães conseguirem trabalhar e levar uma melhor qualidade de vida para os filhos”, comemorou Marília Mesquita, mãe de Sofia, de 1 ano e 4 meses. 

Ao todo, a unidade possui oito salas de aula, refeitório, recreio coberto, fraldário, lactário, sala multiuso e sala dos professores, diretoria, secretaria, banheiros acessíveis, banheiros infantis, copa para funcionários, despensa, lavanderia, rouparia e área de serviço. 

“Estou muito feliz e emocionado. Vimos colocarem os primeiros tijolos nessa unidade, acompanhamos essa obra desde o início. Vimos essa creche nascer e hoje a gente poder fazer essa inauguração é um momento muito especial. Lembrando que essa unidade não é um projeto isolado, mas faz parte do maior compromisso da atual gestão, que é ampliar cada vez mais o número de vagas em creches na cidade”, destacou o secretário Fred Amancio. 

Dia feliz também para a gestora da Creche Escola. Rosângela Albuquerque atua no cargo há mais de 10 anos e recebeu com muita alegria a missão de comandar a unidade. “É uma realização pessoal e profissional. Estou apaixonada por esse lugar. É um trabalho muito bonito, nossa creche é grande, acolhe diversas crianças e estou muito feliz por tudo o que realizamos aqui. A comunidade de Santo Amaro ganhou esse presente merecedor e vamos sempre manter o foco na nossa primeira infância, que é onde formamos as nossas crianças”, pontuou. 

“Da primeira creche criada no Recife até 2020, foram ofertadas sete mil vagas. Em quatro anos, vamos fazer o mesmo que foi feito em toda a história do Recife. Não vamos abrir mão de ser a capital brasileira que mais cresce seus indicadores da educação. Hoje é um dia histórico e o que era sonho, pelo trabalho de muita gente, se tornou realidade”, complementou o prefeito João Campos. 

 

Fotos: Paulo Melo/PCR