Prefeitura do Recife inaugura Laboratório de Formação da Primeira Infância

imagem de Paulo H
Entrega do equipamento aconteceu nesta segunda-feira (24) dentro da programação da VII Semana do Bebê

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na manhã desta segunda-feira (24) o primeiro Laboratório de Formação da Primeira Infância. A entrega do equipamento integrou a programação da solenidade de abertura da VII Semana do Bebê do Recife, que a gestão municipal, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância (Unicef), promove até o próximo domingo (30). 

Pioneiro no Estado, o laboratório é um espaço de atenção à Primeira Infância destinado a formação dos profissionais da área e cuidadores acerca de diversos temas relevantes, como: iniciação à leitura, cuidado, afeto, alimentação saudável, práticas familiares, importância do brincar, entre outros. O Laboratório de Formação da Primeira Infância visa também a realização de formações de profissionais de Primeira Infância, bem como estender aos pais e cuidadores, para fortalecer a rede de cuidados com as crianças, além de orientar os profissionais em relação a construção de estímulos motores e sensoriais, apropriados para cada faixa etária.

“O laboratório é um espaço voltado para profissionais que lidam com a faixa etária de zero a seis anos de idade se aperfeiçoarem e se tornarem multiplicadores das experiências obtidas durante as formações. A ideia é que o serviço público, nas diversas áreas de atuação, como educação, saúde, segurança e assistência, por exemplo, se abranja com novas possibilidades no desenvolvimento infantil, inclusive com materiais do cotidiano e da natureza. O maior objetivo do laboratório é fazer com que estes profissionais levem os conhecimentos adquiridos para a vida inteira”, pontua Luciana Lima, gerente geral de articulação da Primeira Infância. 

“Todo o conceito do desenvolvimento do projeto, tanto do arquitetônico quanto o da educação, partiu da premissa da competência e da capacidade do bebê e da criança pequena, da importância da Primeira Infância e da importância de ampliar o olhar do cuidador e do educador para que eles consigam perceber essa competência a partir dos elementos que a gente traz no projeto. Então, organizamos um espaço claro e trouxemos as cores na experiência estética do contato com a arte. A utilização de materiais simples e do cotidiano ampliam as possibilidades da criança pequena. Colocamos uma diversidade de materiais muito grande, utilizamos madeira, metal, texturas, tecidos, fibras naturais, elementos da natureza e também o plástico. Tudo isso faz com que a criança amplie suas descobertas e aprendizados”, diz Tetê Brandão, arquiteta, especialista em Educação Infantil e mestranda em Educação, Culturas e Identidades. 

Semana do Bebê - Com mais de 200 ações programadas entre segunda-feira (24) e domingo (30), a Prefeitura do Recife, com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), promove a VII Semana do Bebê. “Recife: uma cidade com atitude desde a primeira infância” é o tema desta edição, que ressalta o olhar especial da capital pernambucana para a primeira infância. A Semana do Bebê tem o objetivo de reforçar a importância das ações, projetos e programas voltados para a primeira infância, faixa etária que vai do nascimento aos seis anos de idade. Devido à pandemia da covid-19, a ação trará uma programação híbrida – com ações virtuais e presenciais. A programação completa pode ser conferida no https://semanadobebe.recife.pe.gov.br/

Fotos: Roberto Lira