Prefeitura do Recife inaugura nova Creche Escola Municipal Caranguejo Tabaiares e anuncia edital para convocação de ADIs e AADEEs

imagem de Guilherme Vila Nova
Entrega da unidade de ensino à comunidade escolar aconteceu nesta segunda-feira (28). Foto: Marcos Pastich/PCR

A educação é uma das maiores prioridades da atual gestão da Prefeitura do Recife e a educação infantil, um dos principais focos da área, ganhou mais um importante investimento nesta segunda-feira (28). O prefeito João Campos e o secretário Fred Amancio inauguraram as novas instalações da Creche Escola Municipal Caranguejo Tabaiares, localizada no bairro da Ilha do Retiro, zona Norte da cidade. Na ocasião, os gestores ainda anunciaram o lançamento do edital da seleção simplificada para convocação de 400 profissionais para exercerem as funções de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil - ADI (200) e Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial - AADEE (200). 

As obras da Creche Escola na comunidade de Caranguejo Tabaiares contemplaram a fachada, ampliação da coberta da unidade e do pátio para atividades com as crianças, além do bloco administrativo, que concentra refeitório, quatro salas de aula, lavanderia, banheiros, cozinha,  área de serviço e área para gás. Atualmente, a unidade de ensino conta com 60 estudantes matriculados, distribuídos em grupo I, grupo II, grupo III e grupo IV, envolvendo crianças de 1 a 4 anos. 

É sempre muito especial poder inaugurar uma nova creche na cidade. Estamos trazendo esse presente para a comunidade Caranguejo Tabaiares, reforçando o compromisso do prefeito João Campos com a ampliação de vagas na educação infantil. A creche é um equipamento muito especial, não só pelo espaço que traz, mas especialmente por essa forte integração que resulta no desenvolvimento diferenciado para as crianças. Uma criança que tem a oportunidade de começar numa creche, se desenvolver e ir da pré-escola para a alfabetização vai ter muito mais facilidade no desenvolvimento da aprendizagem”, pontua o secretário de Educação, Fred Amancio. 

Esta entrega faz parte do Programa Infância na Creche, lançado pela Prefeitura do Recife no ano passado e que tem como principais objetivos ampliar a oferta de vagas em creches e qualificar a etapa da educação infantil no Recife. O compromisso assumido pela gestão municipal com o Programa é criar novas 7.000 vagas em creches até 2024, dobrando a oferta na cidade. O Programa Infância na Creche envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP). O programa representa o maior investimento em creches e na educação infantil da história da educação do Recife.

Sei que não tem nada mais importante que a gente possa fazer do que garantir uma escola de qualidade para as nossas crianças. E também, além disso, garantir que a mãe, o pai ou o responsável saiba que o seu filho vai estar seguro dentro de uma sala de aula enquanto eles podem buscar um trabalho ou realizar alguma atividade. Não tem nada mais bonito em uma cidade do que dar o direito a uma criança de estudar em uma escola de qualidade”, complementou João Campos. 

Mães, pais e responsáveis, que junto com a comunidade escolar também são parte indispensável na formação dessas crianças, também tiveram seu espaço para agradecer o novo espaço dedicado aos estudantes. “Estamos muito felizes por essa oportunidade que a comunidade está recebendo. Muita gratidão por termos esse espaço para colocarmos nossas crianças. Do porteiro ao pessoal dos serviços gerais, todos nos oferecem um excelente atendimento. É muito importante saber que minha filha está se sentindo bem aqui”, destacou Mirella Santana, mãe de Milka, aluna da Creche Escola Caranguejo Tabaiares. 

SELEÇÃO SIMPLIFICADA - Aproveitando a passagem pela Creche Escola Municipal Caranguejo Tabaiares, o prefeito João Campos e o secretário Fred Amancio anunciaram o lançamento do edital da seleção simplificada para contratação de 400 profissionais para exercerem as funções de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil - ADI (200 vagas) e Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial - AADEE (200 vagas). O objetivo da iniciativa é atender o crescente público da Educação Infantil, especialmente creches, e da Educação Especial de crianças e adolescentes com deficiências ou transtornos da Rede Municipal de Ensino do Recife. O edital com todas as informações do certame será publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (29). As inscrições também começam nesta terça-feira (29) e seguem até o dia 03 de maio, através do site.

A Secretaria de Educação do Recife tem realizado esforços contínuos para ampliar o acolhimento às crianças devido à demanda crescente pela procura de vagas, sobretudo em um contexto de crise econômica pela qual o país atravessa, associado a um contexto de pandemia e redução de empregabilidade, bem como encerramento de atividades de escolas privadas de pequeno porte. Apenas entre os anos de 2021 e 2022, o Recife ampliou em 14% o número total de vagas destinadas à educação infantil na cidade. A iniciativa, especialmente a contratação de ADIs, faz parte do Programa Infância na Creche, que irá investir cerca de R$ 150 milhões ao longo de quatro anos para a expansão de infraestrutura própria e parceria com instituições comunitárias e fortalecer a educação infantil. 

Para concorrer a uma das vagas, basta apenas ter cursado o Ensino Médio completo. Na prática cotidiana, os ADIs trabalham junto ao acolhimento, afazeres e cuidados com as crianças na educação infantil e os AADEEs trabalham junto a crianças e adolescentes matriculados na educação especial, o que inclui estudantes com diferentes tipos de deficiência ou transtornos como crianças com síndrome de down, síndrome congênita do zikavírus, surdas, cegas, hiperatividade bem como Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre outras.

 
Fotos: Paulo Melo e Marcos Pastich/PCR

Comentários

Seleção Simplificada ADI

Bom dia!

prezada onde posso ver o link para envio dos documentos?

grata!