Prefeitura do Recife inicia distribuição de tablets e computadores do Programa EducaRecife

imagem de Paulo H
Nesta primeira etapa, equipamentos contemplam estudantes da Educação Especial; na ocasião, serão entregues também chromebooks para auxílio das atividades de professores em sala de aula

Oferecer qualidade de ensino aos estudantes da rede pública é um dos principais compromissos da Prefeitura do Recife. Nesta quarta-feira (28), a cidade deu mais um importante passo para a implementação do EducaRecife, novo programa de ensino híbrido da gestão, com o início da entrega de 42 mil tablets para os estudantes. Os primeiros equipamentos foram entregues pelo prefeito João Campos a estudantes da Escola Municipal Mário Melo, no bairro de Campo Grande. A primeira etapa contemplará alunos da Educação Especial, envolvendo a Educação Infantil, as turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e as turmas do Se Liga. Na ocasião, João Campos também entregou à unidade de ensino equipamentos do tipo chromebooks.

“A gente começa hoje a distribuição dos mais de 42 mil tablets que serão distribuídos para alunos da nossa rede. Todo aluno do 4º ao 9º ano irá receber e todos os alunos da Educação Especial. O tablet virá com todas as ferramentas necessárias para a aprendizagem e a internet será paga pela prefeitura para utilização de todas as plataformas educacionais”, destacou João Campos. “Além dos tablets, a prefeitura também irá destinar os chromebooks para todas as salas de aula da nossa rede. Tudo isso junto com nossa escola de ensino digital, que conta com 45 professores dedicados exclusivamente para gravar mais de 14 horas de aula diárias, que são transmitidas pela televisão aberta”, continuou.

Um dos eixos do EducaRecife é o acesso gratuito à internet para todos os estudantes e professores da rede, por meio da nova plataforma do programa, que será lançada em breve. Para ampliar o acesso dos estudantes às aulas, a Secretaria de Educação do Recife, por meio do EducaRecife, adquiriu cerca de 42 mil tablets que serão entregues a estudantes do Ensino Fundamental (4º ao 9º ano) e da Educação Especial (estudantes com deficiência e transtorno de espectro autista) até o fim de agosto. “Estes equipamentos irão apoiar a aprendizagem dos estudantes para além da sala de aula. Eles poderão acompanhar as aulas ao vivo e gravadas, mas também acessar diversos aplicativos e conteúdos pedagógicos”, diz o secretário Fred Amancio.

A primeira fase contemplará mais de 1.700 estudantes da Educação Especial. Alunos como Samuel Lima, de 8 anos, que está no 3º da Escola Mário Melo. “Foi um período difícil, porque não tínhamos estrutura em casa para as aulas remotas. Além disso, para quem tem filhos com necessidades especiais, acaba sendo mais desafiador. Mesmo com a dificuldade, como ele tem comorbidade, prefiro que continue tendo aula em casa, por isso o tablet vai ajudar muito”, afirmou a dona de casa Rute Lima, 44 anos, mãe do pequeno. Samuel era só sorrisos com o equipamento novo. “Vou poder usar o tablet e estudar melhor. Estou muito feliz”, comemorou.

A felicidade é compartilhada por Jennyfer da Silva, que também tem 8 anos e é estudante do 3º ano. “Estou muito feliz, vou estudar muito mais agora com o meu tablet”, disse a menina. A avó Vanderlúcia Cavalcanti, 48, conta que a ajuda é bem-vinda. “A gente não tinha computador nem celular. Eu precisava vir até a escola pegar as tarefas. Agora vai ficar muito melhor para ela estudar.”

Uma novidade do programa EducaRecife é a entrega de equipamentos do tipo chromebooks para as escolas. A gestão municipal fez a aquisição de 1844  equipamentos deste tipo para distribuir com todas as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife. “Todas as unidades educacionais da rede terão chromebooks para as salas de aula. Este equipamento vai dar apoio pedagógico para os nossos professores. Ele poderá, por exemplo, mostrar vídeos e apresentações aos estudantes, fazer pesquisas e consultas durante a aula e uma série de outras atividades que poderão deixar a aula ainda mais dinâmica, utilizando a tecnologia para apoiar o trabalho em sala de aula e contribuir com a aprendizagem dos estudantes”, diz o secretário.

“A gente só tem a agradecer esse olhar carinhoso, minucioso para a educação da cidade. Ensino híbrido sem tecnologia, sem equipamento, não existe. É uma realidade que está posta e vai ser presente e futuro da educação. A gente se sente muito lisonjeado por ser a escola escolhida para dar esse pontapé inicial”, comemorou Andreza Kione, gestora da Escola Municipal Mário Melo.

Foto: Rodolfo Loepert e Paulo H/ PCR