Prefeitura do Recife inicia obras da nova Creche Municipal da Mustardinha

imagem de Guilherme Vila Nova
Com a presença do prefeito João Campos, unidade será apresentada para a comunidade. Foto: Paulo Melo/PCR

Após assinar, durante as festividades em comemoração ao 486º aniversário do Recife, no último domingo (12), ordens de serviço para a construção e ampliação imediata de dez creches na cidade, o prefeito João Campos participou, nesta quarta-feira (15), de uma solenidade que marcou o início das obras da Creche Municipal da Mustardinha. A unidade faz parte do pacote de obras anunciado recentemente pela atual gestão, que tem o compromisso de dobrar a oferta de vagas em creches.

A nova creche da Mustardinha contará com uma estrutura moderna e completa, com cinco salas de aula, sala multiuso, biblioteca, sala dos professores, berçário, fraldário, lactário, pátio coberto, playground, diretoria, secretaria, coordenação, área de convivência, banheiros infantis, para funcionários e pessoas com necessidades específicas, copa, lavanderia e solário. O local terá capacidade para receber 121 crianças. Todas as salas serão climatizadas. 

“Estou muito emocionado. Como ex-aluno de escola pública me sinto realizado em estar aqui dando mais esse passo para a educação do Recife. Essa é uma noite muito especial, de uma construção que não envolve somente os alunos, mas também professores, gestores, toda a comunidade escolar. Mais de 100 famílias serão beneficiadas por essa política pública, com uma unidade com estrutura de primeiro mundo”, festejou Ednaldo Moura, secretário executivo de Gestão de Rede. 

As construções e ampliações de creches na Rede Municipal do Recife fazem parte do Programa Infância na Creche, que tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife, ampliando a oferta de vagas. O compromisso assumido pela gestão municipal com o programa é criar novas sete mil vagas em creches até 2024, dobrando a oferta na cidade. 

O Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife - em torno de R$ 150 milhões - envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP). Desde o início da gestão, em 2021, até este primeiro semestre de 2023, foram criadas cerca de 2.300 novas vagas em creches para a Rede de Ensino do Recife. Também estão sendo criadas novas vagas para pré-escola.

“Esse é um dia de muita alegria para todos nós. Sabemos que estamos aqui realizando um sonho de tanta gente. Gente que mora, nasceu e cresceu aqui. Faço questão de dizer que todo político fala de educação, mas eu nunca vi, em um único dia, ser autorizada a construção de 10 creches na cidade. Estamos muito felizes”, encerrou João Campos. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR