Prefeitura do Recife inicia obras de construção e ampliação de 10 creches na cidade

imagem de Guilherme Vila Nova
Iniciativa irá gerar 1.300 novas vagas em creches; investimento total das obras é de R$18 milhões. Foto: Paulo Melo/PCR

No dia em que é comemorado o 486º aniversário da cidade, a Prefeitura do Recife presenteia a população com um grande pacote de obras que vai impactar positivamente na oferta de vagas para a Educação Infantil na cidade. Neste domingo (12), o prefeito João Campos assinou ordens de serviço para início imediato das obras de construção de cinco novas creches e ampliação de outras cinco unidades infantis já existentes. Esta ação irá gerar 1.300 novas vagas em creches na Rede Municipal de Ensino da capital pernambucana e contará com um investimento total na ordem de R$18 milhões. O anúncio foi feito durante solenidade no espaço onde será construída a nova Creche Escola Municipal Córrego do Deodato, em Água Fria.

“São os 486 anos da nossa cidade e começamos, de forma simultânea, 10 obras. São cinco construções de novas unidades e cinco ampliações. Juntas, vão gerar 1.300 vagas na educação infantil do Recife. Esse é o maior início de expansão da história da nossa cidade, num único dia, a geração de 1.300 vagas de educação infantil. E é um compromisso nosso, dissemos que faríamos isso”, afirmou o prefeito João Campos. “Quando a gente fala em creche, é um cuidado integral, um cuidado da família, da criança, da educação, da segurança alimentar. A segurança de saber que a criança estará num lugar seguro. Isso é muito importante”, destacou o prefeito do Recife.

O prédio da Creche Escola Municipal Córrego do Deodato contará com três pavimentos, oito salas de aula e atendimento para cerca de 170 estudantes. Além desta unidade, a população também poderá contar em breve com o suporte das Creches Municipais do Monteiro (Casa Forte), Aeroclube (Pina), Mustardinha e Imbiribeira. Além disso, as Creches Municipais Recife Esperança (San Martin), Futuro do Amanhã (San Martin), Novo Pina (Pina), Vila imperial (Arruda) e Bernard Van Leer (Brasília Teimosa) passarão por obras de ampliação e também poderão acolher novas crianças e beneficiar mais famílias.

Moradora do Córrego do Deodato, Lidiane Maria de Oliveira, que tem três filhos e está à espera do quarto, contou que nunca tinha tido a oportunidade de conseguir uma vaga em creche da rede municipal. Com a nova unidade, em sua comunidade, ela projeta que o futuro de seu próximo filho será diferente. “Tenho três filhos, uma de 13 anos, e outros de nove e quatro, estou esperando mais um, e nunca consegui creche para nenhum deles. Procuro desde que são pequenininhos. Agora, na porta de casa, vejo que a oportunidade chegou. Vou poder ir e voltar tranquila do trabalho porque saberei que o meu filho estará na creche. Também não terei mais gastos de ter que ficar pagando alguém. É outra qualidade de vida, estou muito feliz, depois de tanto tempo”, comemorou.

A advogada Ana Carolina, 27 anos, nascida e criada na região, lembrou a luta da comunidade pra conquistar a creche. “Nasci e cresci aqui, então acompanhei toda essa luta da creche. Minha vida mudou justamente através da educação. Aqui é um lugar que luta pela educação historicamente. Esse momento de agora é de muita felicidade para a  gente”, declarou.

As construções e ampliações das unidades fazem parte do Programa Infância na Creche, que tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife, ampliando a oferta de vagas. O compromisso assumido pela gestão municipal com o programa é criar novas sete mil vagas em creches até 2024, dobrando a oferta na cidade. O Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife - em torno de R$ 150 milhões - envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

“É com muita alegria que a gente anuncia esse pacote de obras com foco na ampliação de vagas em creches na Rede Municipal de Ensino do Recife. A educação é uma das maiores prioridades do nosso prefeito João Campos, que preparou uma grande agenda de anúncios e entregas em comemoração ao aniversário da cidade do Recife. Sem dúvidas esse pacote de obras, que vai construir e ampliar creches, vai impactar diretamente a vida das famílias e, principalmente, dos estudantes. As creches são importantes espaços que contribuem para o desenvolvimento infantil, além de garantir a segurança alimentar de muitas crianças. Estamos muito contentes com estes anúncios de hoje”, disse Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

Fotos: Paulo Melo/PCR