Prefeitura do Recife inicia vacinação contra a Covid-19 nas escolas municipais

imagem de Paulo H
Ação vai contemplar todas as escolas do Ensino Fundamental Anos Finais da rede municipal; expectativa da gestão municipal é vacinar os estudantes a partir dos 12 anos de idade. Foto: Paulo H./PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação do Recife e da Secretaria de Saúde do Recife, iniciou nesta segunda-feira (8), a vacinação contra a Covid-19 para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. A ação de imunização vai contemplar todas as escolas do Ensino Fundamental Anos Finais, com um total de 36 unidades de ensino, e começou pela Escolas Municipais em Tempo Integral Reitor João Alfredo, Professor José da Costa Porto e Professor Nilo Pereira, localizadas nos bairros Ilha do Leite, Ilha de Joana Bezerra e Casa Amarela, respectivamente. A expectativa da gestão municipal é vacinar os estudantes a partir dos 12 anos de idade.

“Já está mais que provado que a vacinação é uma das principais e mais eficazes medidas de prevenção ao coronavírus. Os números em Pernambuco e, especialmente no Recife, apresentaram melhoras significativas desde que o processo de imunização foi iniciado. A gente fica muito contente em reforçar a vacinação dos estudantes da rede municipal com atividades dentro de nossas escolas, pois nosso maior objetivo é que todos desta faixa etária sejam imunizados”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

A ação de vacinação está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife que, diariamente, estará visitando as unidades de ensino para aplicação da vacina Pfizer. É importante ressaltar que este é o único imunizante permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para crianças e jovens na faixa etária dos 12 aos 17 anos de idade. A vacinação dos estudantes só será permitida mediante apresentação de um documento com foto (RG ou CPF) e o termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis que já foi fornecido pelas escolas.

De acordo com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, levar a vacinação contra a covid-19 para perto da comunidade escolar é mais uma demonstração do esforço da gestão municipal em possibilitar o amplo acesso ao imunizante. “Desde o primeiro momento, nossa cidade tem se destacado por uma campanha de vacinação ágil e humanizada, seja pelo site e aplicativo Conecta Recife, seja na busca ativa feita nas comunidades, por meio da vacinação itinerante. Agora, levamos essas ações também para as escolas, com o objetivo de facilitar o acesso do público que tem entre 12 e 17 anos e garantir que toda a população que já pode se vacinar possa estar com as doses em dia”, afirma.