Prefeitura do Recife lança concurso para professores da rede

Professor Autor é inédito e prevê R$ 80 mil de premiação para melhores materiais didáticos autorais. Imagem: Divulgação Oje

Nesta segunda-feira (19), a Academia Pernambucana de Letras foi palco do lançamento do Concurso Professor Autor. Inédito na rede municipal, o processo é direcionado aos quatro mil docentes ligados à Secretaria de Educação e irá premiar os melhores materiais de apoio multimídia produzidos para o ensino fundamental. O certame contará com incentivos de R$ 80 mil para premiar os 80 melhores trabalhos e o material será disponibilizado em banco de dados virtual para acesso de mestres e alunos.

Na ocasião, o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo saudou os presentes ressaltou a importância da cultura de rede e a de transformar os bons exemplos e iniciativas em práticas permanentes. “Promover ações de reconhecimento ao trabalho dos professores é um desafio com o qual nos comprometemos e, aqui, damos o primeiro passo”, ressaltou, informando que o melhor dos 80 trabalhos ganhará ainda o prêmio Kátia Marcelina de Souza, nome da recém-falecida gestora da Escola de Formação de Educadores do Recife Paulo Freire.

O concurso é destinado a professores efetivos do quadro que estejam em regência ou em exercício de outras atividades pedagógicas bem como temporários em regência durante o prazo de duração do certame. Cada candidato poderá se inscrever em até 10 dos 80 tópicos disponíveis e o trabalho deve ter formato de exibição de apresentações gráficas com, no máximo, 5.000 caracteres, 40 slides e tamanho total de até 10MB (Megabytes). Todas as informações, bem como a ficha de inscrição, estarão disponíveis no site http://recife.oje.inf.br a partir de 20 de junho.

A noite contou ainda com os testemunhos das educadoras Simone Vieira, Sandra Batista Ferreira e Suelen Patrícia da Silva. As três levaram ao público presente suas experiências pessoas na autoria de materiais pedagógicos, livros, aulas ou ainda na construção coletiva de saberes e práticas dentro das unidades da rede.