Prefeitura do Recife lança segunda edição do Programa Embarque Digital

imagem de Guilherme Vila Nova
Edital para o primeiro semestre de 2022 vai contemplar 350 novos estudantes egressos da rede pública; inscrições tiveram início nesta sexta-feira (21). Foto: Rodolfo Loepert/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta sexta-feira (21), a segunda edição do Embarque Digital, programa desenvolvido em parceria com o Porto Digital, que tem como foco principal a formação de jovens egressos da rede pública na área de tecnologia, melhorando a empregabilidade destes e, consequentemente, impactando a economia do polo tecnológico da cidade. O evento de lançamento acontece no auditório É do Povo, no Museu do Cais do Sertão, no bairro do Recife.

Para o primeiro semestre de 2022 o programa vai disponibilizar 350 novas vagas nos cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. As inscrições são gratuitas e vão desta sexta-feira (21) até o dia 14 de fevereiro, sendo realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital ou do aplicativo Conecta Recife. Os interessados poderão concorrer às vagas ofertadas em três instituições: Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade Senac e Universidade Tiradentes (Unit).

Durante o lançamento, estiveram presentes no auditório alguns estudantes que já estão inseridos nas universidades através das vagas que foram disponibilizadas no ano passado. “Meu interesse por tecnologia foi muito recente, e surgiu bem perto do lançamento do primeiro edital do Embarque Digital. Um mundo se abriu para mim desde então. O programa me fez ter certeza do que eu quero para a minha vida, me identifiquei muito com a área de tecnologia. Além disso, ele facilitou a minha caminhada, tanto pelo custo do curso, que não preciso ter, quanto pelos incentivos de palestras e workshops que temos por fora”, comemorou Myllena Oliveira, que cursa atualmente Análise de Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Senac. 

O estudante Francisco Ferraz também confirmou a mudança em sua vida através da oportunidade de cursar tecnologia de maneira gratuita por meio do programa. Antes de entrar para o curso, o jovem vendia água e trufas nos sinais de trânsito para tentar pagar uma faculdade. “Sempre fui ligado à tecnologia, mas agora percebi a chance de trabalhar com isso. O programa trouxe essa oportunidade, foi o impulso que eu precisava. Sem essa chance, eu teria que me apertar muito para conseguir custear um curso. O Embarque Digital me proporciona educação de qualidade sem curto”, complementou. 

Os principais requisitos para participação no Programa Embarque Digital são residir na cidade do Recife; ter cursado todo o ensino médio na rede pública; ter concluído o ensino médio nos últimos 05 (cinco) anos; e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2021 e 2017 ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) entre os anos de 2017 e 2020. É importante ressaltar que os candidatos que também tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas terão prioridade no processo seletivo.

“O Embarque Digital é um grande programa de formação em nível superior na área de tecnologia para os recifenses. Metade das vagas são para pessoas negras ou pardas e a gente consegue em dois anos ter a formação em nível superior e garantir um altíssimo índice de empregabilidade, porque a formação é feita a muitas mãos - a Prefeitura, com o Porto Digital, com as instituições de ensino superior e com as empresas do Porto Digital que dão a residência de formação”, explicou o prefeito João Campos. “Então, o estudante vai ter a oportunidade de aprender a teoria e também viver a prática da área de tecnologia. A gente convoca vocês a fazer essa inscrição, que já está aberta”, acrescentou ele.

Em caso de empate entre os candidatos, a coordenação do programa levará em consideração os seguintes pontos: ser mulher; ter concluído o ensino médio em escola pública localizada na cidade do Recife; ter concluído o ensino fundamental em escola pública; e o candidato que tiver a maior idade. A coordenação do Embarque Digital também pontua que 50% das vagas são destinadas para estudantes negros ou pardos.

“É uma grande satisfação fazer o lançamento de mais uma edição do Embarque Digital. É com alegria que ampliamos o número de vagas. Já tivemos um primeiro semestre muito importante para os primeiros estudantes, e queremos atingir a meta de ter dois mil alunos beneficiados no programa, que tem um foco especial, dando oportunidade aos nossos jovens da Rede Pública de Ensino”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

“Este é um programa de política pública tão relevante, e que mexe com todos. Os números dos estudantes de tecnologia no Recife representam já uma tendência de crescimento nessa área, então o programa impulsiona ainda mais esse gráfico. Acreditamos que o Embarque Digital irá mexer com a estrutura social do Recife”, ressaltou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

É importante salientar que será interrompido o vínculo com o estudante beneficiário do programa se o mesmo se ausentar injustificadamente em 25% das aulas ministradas no semestre do curso; desligar-se do curso ou da instituição de ensino; trancar injustificadamente o curso por mais de 01 (um) trimestre; e não concluir o curso no prazo máximo de 07 (sete) semestres.

AMPLIAÇÃO DE VAGAS - Lançado em setembro de 2021, o Programa Embarque Digital ofertou inicialmente 200 vagas para os cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas e contabilizou mais de 1500 inscrições. Com alta aderência dos estudantes selecionados, a iniciativa recebeu no seu primeiro semestre de funcionamento investimentos na ordem de R$ 837 mil reais. Para 2022 serão ofertadas um total de 600 vagas, sendo 350 no primeiro semestre e 250 para o segundo semestre. Com expansão do número de vagas para o primeiro semestre de 2022 e outros incentivos, a gestão municipal estima investir cerca de R$ 2,8 milhões de reais, contemplando as mensalidades e a estruturação dos laboratórios de residência, inclusive com a aquisição de equipamentos de última geração. 

COMPROMISSO COM A CIDADE DO RECIFE – Ao ser classificado para o Embarque Digital, o estudante firma termo de compromisso com a cidade do Recife de permanecer trabalhando em empresas localizadas na capital pernambucana por um período de 02 (dois) anos após o término do curso.

 
Fotos: Paulo Melo/PCR