Prefeitura do Recife nomeia mais de 400 profissionais para reforçar a educação municipal

Os ADIs, AADEEs e professores temporários terminam de tomar posse nesta terça (16). Foto: Daniel Tavares/PCR
Para reforçar a rede municipal de ensino, a Prefeitura do Recife nomeou, 100 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e 100 Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs), além de ter convocado 223 professores temporários. Os mais de 400 profissionais terminam de tomar posse nesta terça-feira (16).

Os docentes Contratados por Tempo Determinado (CTDs) vão substituir os professores titulares em casos de afastamentos temporários, como nos casos de licença médica, licença maternidade, licença prêmio e aula atividade – carga horária destinada ao planejamento e à preparação de aula. No total, a Secretaria de Educação do Recife já convocou mais de 1.200 docentes polivalentes (professores de Educação Infantil e Anos Iniciais) aprovados nesta seleção simplificada.

Já os ADIs vão ajudar a cuidar das crianças de 0 a 5 anos que estudam nas turmas de Educação Infantil, enquanto os professores dão aula. No total, já foram nomeados 281 ADIs – mais do que os 259 previstos no edital do concurso realizado em 2014. Tanto os ADIs quanto os professores CTDs já começaram a atuar nas 309 escolas, creches e creches-escolas municipais.

Com a responsabilidade de acompanhar diariamente os estudantes com deficiência que são mais dependentes, os AADEEs devem começar a atuar até o fim deste mês, após passarem por formações do dia 18 ao 22. Esse cargo foi criado pela atual gestão da Prefeitura do Recife, que realizou concurso público em 2015 para garantir o devido apoio aos estudantes com deficiência e creches municipais. No total, já foram nomeados 250 AADEEs.