Prefeitura do Recife oferece Curso de Sustentabilidade na Administração Pública

Foto: Ihonara Melo/ Detec

Nos dias 13 e 14 deste mês, o Centro de Educação Tecnologia e Cidadania sediou o curso Sustentabilidade na Administração Pública, oferecido em parceria entre a Prefeitura do Recife, o Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Com a participação de gestores dos poderes legislativo, judiciário e executivo, o evento teve como objetivo estimular os administrantes a incorporar princípios e critérios da gestão ambiental nas atividades rotineiras, proteção do meio ambiente e redução de gastos institucionais.

O evento abordou seis eixos temáticos, tais como o uso de recursos naturais, gerenciamento de resíduos sólidos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, entre outros. “Através de um dos eixos da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), de sensibilização e capacitação dos servidores, o curso serve para cada vez mais mudar as nossas atitudes e das outras pessoas. Desta forma, o mais importante que devemos levar de bagagem é a necessidade de propagar todo o aprendizado adquirido para o ambiente de trabalho, familiar e círculos de amizades”, ressaltou o Coordenador da Comissão A3P, Nilo Pereira.

A consultora técnica do Ministério de Meio Ambiente, Maria do Carmo Ferreira, destacou a importância da participação dos agentes públicos e suas responsabilidades sobre valores expressivos na compra de bens e serviços. “Quando esses bens e serviços se instalam dentro de instituições públicas pensando a sustentabilidade socioambiental, eles pensam também não só no que entra, mas como vão fazer para o melhor aproveitamento deste produto”.

A troca de informações entre palestrante e gestores públicos agregou de forma positiva aos que participaram do encontro. “O curso está fortalecendo ainda mais as nossas ações, unindo os diversos seguimentos da administração pública, o que nos permite fortificar as atuações de cada setor de acordo com o contexto em que se está inserido”, comentou a professora de sustentabilidade, Djanice Leonardo.

Além da importância da conscientização dos gestores públicos, foi evidenciada a utilidade de projetos relacionados à metarreciclagem na educação da rede municipal de ensino do Recife. “A metarreciclagem permite a transformação de equipamentos e lixos eletrônicos em arte, a utilização desses equipamentos para a construção de objetos de robótica”, evidenciou o Diretor Executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos.

O evento contou com a cobertura de três estudantes da Escola Municipal em Tempo Integral Pedro Augusto que atuam no Projeto Imprensa Mirim, que tem como objetivo desenvolver as habilidades de escrita, leitura, desenvolvimento do senso crítico em atividades da comunicação, como o rádio e a notícia. “O projeto dá aos discentes a oportunidade de serem protagonistas, sujeitos históricos, podendo não somente narrar os fatos, mas ter uma análise crítica do sobre o que acontece no mundo que estão inseridos”, finalizou Luciana Stambonsky, da equipe do Rádio Escola.