Prefeitura do Recife oficializa as obras da nova sede da E.M. Lagoa Encantada, no Ibura

imagem de Guilherme Vila Nova
Novo prédio vai ampliar em 200% o número de vagas na unidade de Ensino. Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Com o objetivo de continuar a expansão e qualificação da estrutura física da rede municipal de ensino e avançar na qualidade do atendimento aos estudantes, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na noite da última quarta-feira (28), uma solenidade para marcar o início das obras da nova sede da Escola Municipal Lagoa Encantada, localizada no Ibura, na Zona Sul da cidade. Presente à cerimônia, o Prefeito João Campos anunciou que a nova estrutura, que está com os serviços de engenharia em estágio avançado, vai ampliar em 200% a oferta de vagas na unidade de ensino, e, assim, a capacidade de atendimento vai aumentar de 180 para mais de 500 estudantes.

“As pessoas estão acostumadas a ver a política anunciando que vai fazer alguma obra e a obra não acontece. Aqui, a gente veio fazer o início da obra e, quando chegamos, viu que está quase ficando pronta. É que a gente tem feito tanta obra da Educação na cidade, que essas intervenções estão andando mais rápido do que o discurso. Isso é o que é bom, porque a política tem que aprender que é importante falar e defender a educação, mas também fazer pela educação. É ter coragem de investir, priorizar e colocar no orçamento. É isso o que a gente está fazendo” comentou João Campos. “Que bom que a escola já está num ritmo avançado de obras, com R$ 2,5 milhões investidos, 100% de recursos próprios da Prefeitura. E daqui a alguns meses a gente estará vindo inaugurar essa escola que é três vezes maior do que a antiga, gerando mais vagas e oportunidades para a cidade”, concluiu ele.

O novo prédio terá uma estrutura completamente diferente do antigo. Será bem mais amplo, contando com três pavimentos, 10 salas de aula, área administrativa, depósito, banheiros, refeitório, elevador tipo plataforma para garantir acessibilidade, biblioteca e sala de recursos multifuncionais. Além de agregar mais estudantes, a mudança irá oferecer mais conforto para todos que fazem parte da escola, entregando um ambiente climatizado, acessível e moderno. O investimento previsto é de cerca de R$ 2,5 milhões.

“Esse é mais um passo dado pela atual gestão, por meio do Programa Escola no Grau, que tem transformado as escolas da Rede Municipal do Recife. Estamos muito contentes em realizar a construção de uma nova sede da escola que irá beneficiar tantos estudantes e famílias da comunidade, que muito em breve contarão com uma unidade muito mais ampla, bonita e moderna. Nosso objetivo é continuar trabalhando para manter esse padrão em todas as escolas e creches da rede”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

De acordo com a gestora da escola, Sileide Gonçalves, o dia é de agradecimento à Prefeitura do Recife. “Essa construção vai ser muito importante para o processo de aprendizagem dos alunos. Nós temos um corpo docente muito bom, a comunidade escolar também é muito boa, mas a gente tinha um problema com o espaço físico. Os nossos resultados são excelentes e, dobrando o número de salas de aula, nós teremos condições ainda melhores de atender os alunos, os professores e a comunidade”, comentou Sileide que é gestora da unidade há nove anos e atua no local já há 20 anos.

Já a mãe do estudante Miguel, do 5º ano da Escola Municipal Lagoa Encantada, Simone Santos, afirmou que tem orgulho de ter um filho estudando em escola pública: “Antes eu tinha vergonha, hoje eu tenho orgulho. Temos uma escola com pessoas que abraçam a causa da educação e se dedicam aos nossos filhos. Neste ano, eu tive que lutar contra um câncer mas tive o apoio da escola. Eu sabia que meu filho estava sendo amparado. Hoje eu quero agradecer à Prefeitura do Recife pela construção de uma nova escola”.

A ampliação da unidade, que atende da Educação Infantil aos Anos Iniciais (Grupo IV ao 5º ano), é mais uma obra do Programa Escola no Grau, que tem o objetivo de construir e requalificar escolas e creches da rede e já conta com 30 obras concluídas e cerca de 100 em andamento.

Fotos: Rodolfo Loepert/PCR