Prefeitura do Recife premia estudantes vencedores da Olimpíada de Matemática da cidade

imagem de Guilherme Vila Nova

Emoção à flor da pele, olhos marejados, mãos trêmulas e muita felicidade. Foi assim a premiação da I Olimpíada de Matemática (OMR) da Rede Municipal de Ensino da capital pernambucana,realizada pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Educação, na noite desta quarta-feira (6). A cerimônia aconteceu na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na Imbiribeira, e contou com a presença do secretário de Educação, Fred Amancio, e do prefeito do Recife, João Campos.

Dando início à solenidade, Fred Amancio falou da importância de realizar a competição. “Essa olimpíada é muito mais do que uma competição. Nosso objetivo aqui é incentivar todos os nossos alunos a se desenvolverem na área da matemática. Não importa com o que a pessoa vai escolher trabalhar na vida, a matemática vai estar sempre presente, é muito importante. A viagem é um bônus. Com certeza será muito legal esse momento para todos que foram selecionados, estamos felizes em realizar esse momento e ver o quanto nossos estudantes estão avançando. É para isso que a gente trabalha todos os dias”, pontuou o secretário.  

Os três melhores estudantes de cada escola, na categoria 1 ( 6° e 7° ano) e na categoria 2 (8° e 9° ano), foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os alunos ganhadores da viagem foram selecionados com base nas notas mais altas nas duas categorias, onde seis foram classificados e seguirão em viagem para Orlando, nos Estados Unidos, para conhecer a sede da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e os parques da Disney. 

Sem acreditar e com uma expressão que sugeria surpresa, o estudante Raylson Gomes foi chamado ao palco. “Eu nem estou acreditando. É um sonho que vou realizar. Me preparei, estudei muito e graças ao meu estudo agora estou aqui, recebendo esse prêmio”, falou o estudante vencedor da Escola Municipal em Tempo Integral da Mangabeira. 

“Estou muito animado. É a primeira vez que vou sair do Brasil e conseguir isso através dessa olimpíada me enche de orgulho, até porque também é a primeira vez que participo de uma olimpíada. Agradeço muito à Prefeitura, ao meu professor e a todos que me apoiaram”, falou emocionado o estudante Eduardo Tavares de lima, da Escola Municipal da Iputinga. 

Para a viagem internacional também foram selecionados dois professores de matemática e um gestor. O professor Adeilson Pereira da Silva é só orgulho. “A gente vive um momento na educação muito crucial de motivação, de incentivar os estudantes nos estudos e essa olimpíada vem contribuir com esse momento decisivo, depois de uma pandemia, onde eles ainda estão voltando em passos lentos para a rotina. Ver esses meninos sendo premiados e se destacando em matemática é muito importante. Além disso, saber que através dessa conquistas sonhos serão realizados, a viagem aos Estados Unidos será incrível, estou muito feliz em ser selecionado para fazer parte desse momento, junto com eles. É a confirmação de que todo esforço valeu a pena”.

A gestora escolhida para acompanhar os estudantes nos Estados Unidos foi Josinere Sales da Silva. “Sabemos do trabalho excelente do nosso professor e da capacidade de participação dos nossos alunos, mas, não esperava ser selecionada como a escola que mais engajou na olimpíada. Fiquei surpresa. Estou muito feliz em saber que estamos dando essa oportunidade a esses adolescentes e crianças de classe social humilde, mas, que tem o potencial enorme e que está sendo mostrado para eles mesmos, para família e agora para o mundo”, disse a gestora da escola EMTI Nadir Colaço. 

“Estamos fazendo diversas ações diferentes na educação, mas essa iniciativa que a gente comemora hoje é uma das ações mais importantes, porque fortalecer olimpíada de conhecimento é uma forma direta e indireta de incentivar a participação dos nossos estudantes no caminho que o conhecimento oferta. É preciso defender a educação na prática, nos atos concretos da gestão e no reconhecimento, e é isso que estamos fazendo hoje aqui”, declarou, emocionado, o prefeito João Campos. 

Confira abaixo a lista completa dos vencedores:

- Eduardo Tavares de LIma / EM da Iputinga

- Railson Roberto de Souza / EM Mangabeira

- Luis Miguel Miguelino de Souza / EM Antônio Farias Filho

- Kauã Henrique Farias de Machado / EM Nadir Colaço

- Kauã Roberto Oliveira / EM Luiz Vaz de Camões

- Adonias Barbosa de Araújo / EM Arraial Novo

Professores premiados:

- Heitor Gonçalves / EM da Iputinga

- Adeílson Pereira da Silva / EM Nadir Colaço

Gestora Premiada:

- Josinere Sales da Silva / EM Nadir Colaço





 

Seis estudantes seguirão para os Estados Unidos em 2024 para conhecer a sede da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e os parques da Disney/ Fotos: Paulo Melo