Prefeitura do Recife promove o encontro Conecta Recife 2024 e reúne soluções inovadoras com foco em tecnologia a serviço do cidadão

imagem de Guilherme Vila Nova
O evento segue até esta quarta-feira (13), no Mirante do Paço, no Bairro do Recife/ Foto: Paulo Melo/ PCR

Dois dias dedicados à discussão e apresentação de soluções inovadoras voltadas para governos digitais (e-Gov). Nesta terça e quarta-feira (12 e 13), acontece o pioneiro Encontro Conecta Recife 2024, uma iniciativa promovida pela Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Empresa Municipal de Informática (Emprel). O evento está sendo realizado, no Mirante do Paço, no Bairro do Recife, que é um dos principais centros de desenvolvimento tecnológico do Brasil.  

 

O evento está reunindo instituições públicas e privadas, acadêmicos, empresas de tecnologia, startups e profissionais de diferentes setores para debater as mais recentes inovações no âmbito da melhoria do acesso aos serviços públicos. A abertura contou com a presença da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Alexandre Amorim, do prefeito do Recife, João Campos, da vice-prefeita, Isabella de Roldão e outros convidados. 

 

O prefeito João Campos falou sobre a importância de estar sempre alinhado com o desenvolvimento e do investimento no futuro. “O Recife está se estabelecendo firmemente como uma cidade com um importante pólo tecnológico não apenas para o Brasil, mas também na esfera do governo digital. Aqui, estamos reunindo representantes do ecossistema tecnológico local e de outras regiões para conhecerem de perto a transformação que nossa cidade está passando. Isso envolve a formação de capital humano, a criação de oportunidades de emprego para os jovens, a geração de renda e tudo isso em direção a um futuro que estamos construindo hoje, aqui em Recife”, destacou. 

 

Durante os dois dias, haverá exposição de empresas desenvolvedoras, rodada de negócios, apresentação de cases de sucesso da gestão municipal e painéis temáticos com discussão de temas relevantes, como Inteligência Artificial, Transformação Digital, Marco Legal das Startups e os desafios dos municípios na era digital. Além disso, será uma oportunidade de troca de experiências com as principais referências do setor, local e nacional.  Um dos principais stands é o da Secretaria de Educação do Recife que irá expor, nestes dois dias, inovações e soluções tecnológicas desenvolvidas ao longo dos anos com foco na melhoria do serviço prestado pelo órgão. 

 

“O foco do nosso stand é mostrar o Educa Recife Tecnologia, as iniciativas nas escolas municipais e o conteúdo educacional digital. Além disso, estamos exibindo nosso trabalho com a cultura maker, robótica humanóide e robótica de encaixe, exemplificando nosso compromisso com a inovação educacional e a área de transformação digital na educação durante as discussões", disse Marcelo Dantas, gerente Geral de Inovação na Educação.

 

Desburocratizar, agilizar, simplificar, unificar e padronizar. Esses são alguns dos principais ativos das soluções digitais que envolvem governos digitais. Ao todo, 21 painéis serão realizados por convidados que são referência em produção tecnológica no Brasil. Nomes como André Longo, presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS; Camila Murta, especialista da Amazon Web Service (AWS); Pierre Lucena, presidente do Porto Digital; Ingrid Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Startups; e Fred Amancio, secretário de Educação do Recife; estão entre os 40 palestrantes convidados para o encontro. 

 

Fred Amancio, secretário de Educação do Recife, estará presente no painel intitulado "Educação do Futuro no Recife", programado para esta quarta-feira (13) às 9h30. Com Amancio participam Jorge Vieira, ex-secretário de Educação do Recife, e Rogério Moraes, especialista em Educação na Primeira Infância, que atuará como moderador. “Estou muito feliz em participar deste importante evento na área de tecnologia. Desde o início, a educação em Recife tem realizado investimentos significativos nesse campo. Distribuímos tablets para os alunos, notebooks com modems para os professores e equipamos as escolas com recursos como quadros interativos, computadores e internet de banda larga. Estes são apenas alguns exemplos dos grandes investimentos que temos feito, pois reconhecemos a importância de proporcionar avanços tecnológicos aos nossos estudantes. Este evento é uma oportunidade para compartilharmos alguns desses projetos”, disse.