Prefeitura do Recife promove VIII Semana do Bebê com mais de 350 ações espalhadas pela cidade

imagem de Guilherme Vila Nova
“A infância no centro de tudo” é o tema deste ano; evento iniciou nesta segunda-feira (22) e se estende até o domingo (28). Foto: Paulo Melo/PCR

Foi dado o pontapé inicial para a VIII edição da Semana do Bebê do Recife. O evento, realizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (UNICEF), envolve diversas secretarias em mais de 350 ações realizadas de forma conjunta por toda a cidade. Com o tema A infância no centro de tudo, a ação ressalta o olhar especial da capital pernambucana para a primeira infância. A Semana do Bebê tem o objetivo de reforçar a importância de ações, projetos e programas voltados para a primeira infância, faixa etária que vai da gestação aos seis anos de idade. 

A cerimônia de abertura foi realizada nesta segunda-feira (22), no Teatro do Parque. Contação de histórias com Ilana Ventura e a palestra magna Por que a Primeira Infância é um período tão importante?, ministrada pela especialista em Educação Socioemocional e Desenvolvimento Infantil, Ana Luiza Colagrossi, integraram a programação da solenidade, que contou ainda com as participações dos artistas circenses da Escola Pernambucana de Circo, da Ciranda Santana e da cantora Gerlane Lops.  Na ocasião, também foi lançado o kit metodológico do programa Mãe Coruja Recife, que tem o objetivo de apoiar as famílias e os profissionais no acompanhamento da gestão e do desenvolvimento infantil. O material foi entregue de forma simbólica para duas mães que estavam presentes. 

“Este é um dia muito especial e é sempre uma data muito importante no calendário da nossa cidade e da Prefeitura do Recife. A grande palavra que envolve o fortalecimento da Primeira Infância é  integração. Hoje a Secretaria de Educação está coordenando o evento mas, na prática, todos sabemos que é um grande trabalho que envolve várias secretarias. É com o apoio de todos que a Semana do Bebê se faz possível”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

"A Semana do Bebê é uma excelente oportunidade para reafirmar todas as ações que desenvolvemos ao longo do ano. É um momento importante para dar ainda mais visibilidade à importância dos cuidados na Primeira Infância, e, de fato, mostrar que as crianças estão no centro de tudo. O dia de hoje marcou também o lançamento do nosso Kit Metodológico do Mãe Coruja, que chega para melhorar a comunicação com as mães e evidenciar mais o trabalho desenvolvido pelo Programa. E depois de muitos meses trabalhando na confecção desse material, trouxemos o novo manual operativo do programa, dois guias para os profissionais e duas cartilhas para as mulheres e famílias das crianças acompanhadas. Isso só reforça a grandiosidade deste Programa, que há oito anos contribui para redução dos indicadores da mortalidade infantil no Recife”, explicou a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.

A Semana do Bebê do Recife é uma estratégia de mobilização social e conta com o apoio de diversos parceiros dos setores público e privado. A iniciativa visa fortalecer atividades e ações realizadas no município referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança. Na capital pernambucana, a Semana do Bebê consiste em desenvolver uma programação especial de atividades que chamam a atenção sobre a Primeira Infância no âmbito da educação, saúde, direitos humanos, assistência social, entre outras áreas. Instituída pela Lei nº 18.252/2016, a Semana do Bebê surge como uma oportunidade de resgatar o afeto e os elos familiares e sociais, como estimuladores do desenvolvimento infantil.

A programação segue durante toda a semana, envolvendo todas as secretarias. Nesta terça-feira (23), às 9h, no auditório do Apolo 235, no bairro do Recife, em parceria com o PIPA – Primeira Infância Plantar Amor e o Porto Digital, será promovida a roda de conversa ‘Dá Licença para Criar’. Com a participação da vice-prefeita, Isabella de Roldão, o evento tem como objetivo estimular o debate sobre licença parental, ampliação das licenças e paternidade, empregabilidade e igualdade de gênero na economia do cuidado. Também serão tratadas questões como a criação de políticas acolhedoras de valorização profissional e garantia de direitos.

Como foco na promoção de formações dos profissionais da área e cuidadores acerca de temas como leitura, cuidado, afeto, alimentação, brincar, entre outros, e com o intuito de fortalecer a rede de cuidados com as crianças, a Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, entrega, também nesta terça-feira (23), às 14h30, no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, os dois laboratórios itinerantes da Primeira Infância. São dois caminhões, um truck e um baú. 

Na quarta (24), às 8h30, no Alto José do Pinho, o prefeito João Campos, ao lado do secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, inaugura a Creche Unidos Venceremos que, após as obras de requalificação e ampliação, abriu 40 novas vagas para crianças da comunidade. 

Por fim, encerrando a Semana do Bebê, a Prefeitura do Recife e todas as áreas envolvidas irão ocupar o bairro do Recife Antigo, no domingo (28). Na avenida Rio Branco e nas ruas do entorno, o público irá acompanhar apresentações artísticas, atividades esportivas e brincadeiras. Na programação estão shows com Tio Bruninho, Fada Magrinha, Orquestra dos Bichos, Ilana Ventura e do mágico Rodrigo Lima. O evento de encerramento será das 9h às 16h.

“Temos que celebrar muito essa parceria. O Brasil já é um exemplo para o resto do mundo só por ter na constituição os direitos das crianças. Para nós do UNICEF é um orgulho estar aqui e compartilhar todas essas iniciativas com outros países. Estamos numa situação global com muitos desafios para a Primeira Infância, o que torna a Semana do Bebê ainda mais importante”, encerrou Dennis Larsen, coordenador do UNICEF.  

 
Foto: Paulo Melo/PCR