Prefeitura do Recife prorroga inscrições para o Embarque Digital

imagem de Guilherme Vila Nova
Candidatos podem se cadastrar até o dia 03 de março; quarta turma do programa está ofertando 350 vagas

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, prorrogou as inscrições para o Embarque Digital até o dia 03 de março. O programa, realizado em parceria com o Porto Digital, está ofertando 350 novas vagas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. As inscrições para a quarta turma do programa estão sendo realizadas exclusivamente pela internet, através do site do Portal da Educação do Recife (www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br) ou pelo Conecta Recife. Com a prorrogação, o resultado parcial será divulgado na terça-feira (7) e os recursos podem ser enviados nos dias 8 e 9 de março. 

O programa conta com a parceria do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Até o momento, o Embarque Digital já preencheu 800 vagas, sendo 200 em 2021 e 600 no ano passado.  A meta do programa é beneficiar 2.000 estudantes. 

Entre os requisitos para participar do Embarque Digital, estão: ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública, ter concluído o ensino médio nos últimos cinco anos e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nos últimos cinco anos. “É muito importante a gente destacar que 50% destas vagas são destinadas aos candidatos negros ou pardos. Além disso, como critérios de desempate, damos prioridade às mulheres e estudantes que também cursaram  o ensino fundamental na rede pública de ensino”, diz Fred Amancio, secretário de Educação do Recife. 

O calendário desta edição prevê a divulgação do resultado final para o dia 11 de março, com matrículas entre os dias 13 e 15 de março. As aulas estão previstas para iniciar no dia 20 do mesmo mês. Com cronograma já estabelecido para o lançamento de novas turmas até 2024, o Embarque Digital conta com um investimento previsto de mais de R$ 30 milhões de reais. 

CAPITAL COM MAIS ESTUDANTES DE TECNOLOGIA DO BRASIL - De acordo com os dados do Censo de Ensino Superior 2021, Recife é a capital com mais estudantes na área de tecnologia, e segue  em ascensão e com um crescimento acelerado, aumentando ainda mais a liderança em relação a outras capitais. A evolução dos números de 2019 para 2021 aponta expansão de cerca de 20% no total de estudantes matriculados.

Quando considerados os cursos com programação na estrutura curricular, a capital pernambucana possui 408 estudantes a cada 100 mil habitantes. A segunda colocada, Florianópolis, possui 343 - uma diferença de cerca de 15% para a capital de Santa Catarina -, seguida de Belo Horizonte (294), Porto Alegre (291), São Paulo (253), Curitiba (250) e Brasília (245).

Os cursos considerados foram Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Jogos Digitais, Segurança da Informação, Sistemas para Internet e Sistemas de Informação.

No total de estudantes, Recife saiu de 5.711 estudantes, em 2019, para 6.746 em 2021. Vale salientar que o Embarque Digital, que vai acelerar bastante este número, praticamente não entrou nessa conta, porque apenas 200 estudantes foram matriculados em 2021. Significa que o crescimento em 2022 pode ser ainda mais acelerado, apesar da pandemia. Os dados levam em consideração a população estimada do IBGE para 2020 e apenas cursos presenciais.

 

Comentários

lista de espera

boa noite ,qual dia sai a lista de espera 

e como saber se minha inscricao foi valida