Prefeitura do Recife realiza 5ª entrega de cestas básicas, kits pedagógicos e material de limpeza

imagem de Paulo H
No total 1,3 milhão de quilos em insumos serão distribuídos em três etapas, divididas por RPAs, para os mais de 90 mil estudantes da Rede e suas famílias. No total, ação distribuiu mais de 5 milhões de quilos de alimentos e materiais

Na semana em que as primeiras turmas da Rede de Ensino do Recife iniciaram as aulas online, a Secretaria de Educação faz a quinta entrega de cestas básicas, kits pedagógicos e de limpeza. Desta vez, a distribuição será feita em três etapas, divididas por RPAs entre os dias 15, 16 e 17 de junho. Com essa entrega, são mais de cinco milhões de quilos de insumos entregues aos mais de 90 mil estudantes, em  em quase três meses de recesso escolar por conta da pandemia.

Como nas vezes anteriores, a distribuição será feita nas escolas e turnos em que os alunos estão matriculados. Devido ao fato de ser a primeira entrega pós-flexibilização das regras de isolamento social, a Secretaria de Educação dividiu a entrega em três dias para evitar que 90 mil famílias saiam de casa ao mesmo tempo. Na segunda-feira (15), a entrega será feita nas Regiões Político Administrativas (RPAs) 4 e 5. Na terça (16), será nas escolas das RPAs 2 e 3; e na quarta (17), a distribuição será nas escolas localizadas nos bairros das RPAs 1 e 6 (vide listagem dos bairros por RPA ao final da matéria). No momento da entrega, a gestão orienta que as pessoas se organizem em filas, mantendo distância entre si. Todos os profissionais envolvidos na operação possuem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e álcool em gel.

“Há três meses que a Educação vem construindo caminhos para acolher os nossos estudantes e seus familiares neste período de pandemia. Esta quinta entrega acontece em uma semana muito importante para a Educação do Recife, porque conseguimos iniciar as aulas online para as dez primeiras turmas e estamos aumentando esse número. Então, mantivemos o compromisso de garantir a segurança alimentar para as nossas famílias, assim como o vínculo de aprendizagem com os kits pedagógicos, e agora estamos no processo de construção do Ensino a Distância, de forma democrática, para todos os nossos alunos”, destacou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

A montagem das cestas básicas leva em consideração o valor nutricional e a segurança alimentar do corpo estudantil da rede de ensino, incluindo proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas. São nove itens que compõem a cesta: farinha de mandioca, feijão, açúcar, arroz, farinha de milho pré-cozida, óleo de soja, leite em pó, sardinha e macarrão, totalizando quase 10 quilos de alimentos. Os kits de limpeza são compostos por sabão, detergente, desinfetante e água sanitária, e servem como medida de segurança para que as famílias se protejam da proliferação da doença. Nesta entrega os kits pedagógicos são compostos por obras literárias de acordo com a faixa etária de cada estudante.

A Prefeitura do Recife iniciou a distribuição de kits alimentares no primeiro dia de recesso das aulas, em 18 de março, para suprir a merenda que os alunos faziam no horário em que estariam em aula. Como forma de não perder o vínculo de aprendizagem com a escola, a Secretaria de Educação disponibiliza kits pedagógicos a cada entrega, de acordo com o ano de ensino de cada aluno. Já foram distribuídas apostilas do Aprova Recife, cadernos de atividades e simulados, e kit estudante para as creches, composto por tinta, massa, lápis de cor, cola e giz de cera, entre outros itens. Além disso, todos os estudantes da rede podem acessar, no Portal da Educação do Recife, o Catálogo de Games e Sites Assistivos, que traz uma seleção de mais de 80 jogos, softwares e interfaces digitais para serem utilizadas em celulares, tablets, notebooks e computadores em geral, além de jogos e brincadeiras para as crianças até cinco anos. Após serem baixados, os aplicativos funcionam offline.

Calendário de entrega do mês de Junho:

Segunda-feira (15/06)

RPAs 4 e 5: Cordeiro; Ilha do Retiro; Iputinga; Madalena; Prado; Torre; Zumbi; Engenho do Meio; Torrões; Caxangá; Cidade Universitária; Várzea; Afogados; Areias; Barro; Bongi; Caçote; Coqueiral; Curado; Estância; Jardim São Paulo; Jiquiá; Mangueira; Mustardinha; San Martin; Sancho; Tejipió; e Totó.

Terça-feira (16/06)

RPAs 2 e 3: Arruda; Campina do Barreto; Encruzilhada; Hipódromo; Peixinhos; Ponto de Parada; Rosarinho; Torreão; Água Fria; Alto Santa Terezinha; Bomba do Hemetério; Cajueiro; Fundão; Porto da Madeira; Beberibe; Dois Unidos; Linha do Tiro; Aflitos; Alto do Mandu; Alto José Bonifácio; Alto José do Pinho; Apipucos; Brejo da Guabiraba; Brejo de Beberibe; Casa Amarela; Casa Forte; Córrego do Jenipapo; Derby; Dois Irmãos; Espinheiro; Graças; Guabiraba; Jaqueira; Macaxeira; Monteiro; Nova Descoberta; Parnamirim; Passarinho; Pau-Ferro; Poço da Panela, Santana; Sítio dos Pintos; Tamarineira; Mangabeira; Morro da Conceição; e Vasco da Gama.

Quarta-feira (17/06)

RPAs 1 e 6: Santo Amaro ; Boa Vista; Cabanga; Ilha do Leite; Paissandu; Santo Antônio; São José; Coelhos; Soledade; Ilha Joana Bezerra; Boa Viagem; Brasília Teimosa; Imbiribeira; Ipsep; Pina; Ibura; Jordão; e Cohab.

Fotos: Andréa Rego Barros - PCR