Prefeitura do Recife realiza acolhimento para mil novos professores da Rede Municipal

imagem de Guilherme Vila Nova
O certame, realizado ano passado, foi o maior da história da capital pernambucana; encontro aconteceu no Teatro Guararapes / Foto: Mangue Action

Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, deu as boas-vindas aos novos mil professores da Rede Municipal de Ensino. O evento de acolhimento foi realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. O encontro, que reafirma o compromisso da atual gestão municipal com a educação, evidenciou a importância que a administração municipal atribui aos educadores. 

A Secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Ana Selva, abriu o evento dando as boas vindas aos novos docentes. “Nós estávamos esperando por esse reforço e estamos felizes em receber todos aqui. Sabemos de todo esforço que foi para cada um, um processo longo, robusto, mas muito importante, todos estão de parabéns. Poder mostrar as políticas implementadas na rede aos novos professores é muito importante, para que assim eles cheguem somando e juntos vamos transformar essa educação”, pontuou. 

Durante o encontro, os novos professores da rede conheceram todos os secretários executivos, bem como parte da rotina de cada setor da Secretaria de Educação. O evento de acolhimento contou ainda apresentações culturais e a participação do mágico Rodrigo Lima, que ministrou a palestra “A magia do sorriso”, uma experiência singular, proporcionando aos participantes uma abordagem inovadora e inspiradora sobre a importância do sorriso na jornada educacional. O artista destacou ainda pontos como afeto e felicidade. 

“Este é um momento verdadeiramente especial, no qual celebramos o cumprimento de um compromisso de campanha do atual prefeito João Campos. A chegada desses novos professores fortalece o trabalho, é um passo significativo que contribui com a consolidação e aprimoramento do trabalho que está sendo desenvolvido", declarou o Secretário de Educação, Fred Amancio. 

Para Marcílio Albuquerque, agora professor da rede, fazer parte desses time de aprovados é muito especial. “Essa é a minha primeira experiência como professor concursado, estou muito motivado, disposto a fazer o melhor pela educação do Recife e esse momento faz toda diferença, poder está conhecendo melhor quem faz parte da rede me deixa ainda mais animado e confiante”, disse. 

O prefeito do Recife, João Campos, falou sobre esse momento importante para a história da cidade. “Hoje é um dia muito importante para nossa cidade. Decidimos fazer o maior concurso de professores da história porque sabemos que sem professores a educação não acontece. Desde o começo da gestão, avaliamos as necessidades da nossa rede de ensino, e aumentar o número de professores sempre foi uma prioridade. Hoje, estamos celebrando essa vitória, construindo uma nova fase. Isso não é só uma conquista para vocês, novos professores, mas também para suas famílias e para toda a cidade. A missão que vocês têm agora é especial e vai ajudar a transformar a educação na nossa comunidade", destacou.  

Maria Costa, gerente Geral de Atenção ao Servidor apresentou o Bem Estar, mostrando a importância do cuidado com o educador. “O acolhimento é o momento de dar pertencimento ao professor, esse contato com toda equipe pedagógica diz ao docente que ele faz parte dessa rede, já começamos a trabalhar mostrando que eles estão aqui para somar. Apresentar o Bem Estar faz parte desse processo, é um time que cuida da saúde do professor, somos uma equipe, isso é o que queremos mostrar para eles no dia de hoje e durante toda a semana com as formações”, disse. 

Do total de profissionais aprovados, 800 são para professor I (Educação Infantil e Anos Iniciais) e 200 para professor II (Anos Finais), nas disciplinas de Artes; Ciências; Educação Física; Geografia; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; e Matemática. Os novos professores já estão sendo lotados - além das unidades de ensino já existentes - nas novas escolas e creches que estão sendo construídas para o fortalecimento da rede do Recife e assumirão as salas de aula no início do ano letivo de 2024. As aulas para os estudantes veteranos e novatos da Rede Municipal de Ensino do Recife começam no dia 05 de fevereiro.