Prefeitura do Recife realiza pagamento do Bônus de Desempenho Educacional para os professores

imagem de Guilherme Vila Nova
Benefício é destinado aos profissionais das escolas que cumpriram parcial ou integralmente as metas pactuadas com a gestão; Investimento é de mais de R$14 milhões, o maior já pago pela Rede Municipal do Recife na história

Com o intuito de valorizar ainda mais os profissionais que fazem a Rede Municipal da cidade e melhorar a aprendizagem dos estudantes, a Prefeitura do Recife realiza, por meio da Secretaria de Educação, o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional 2022. A quantia é destinada aos professores das escolas que cumpriram parcial ou integralmente as metas pactuadas com a atual gestão, com base nos indicadores oficiais de avaliação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Índice do Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). Ao todo, será realizado um investimento de mais de R$14 milhões, sendo 2.924 professores contemplados e 168 unidades agraciadas. Os valores variam entre dois níveis, sendo o Nível 1 de R$3 mil reais e o Nível 2 de R$6 mil reais, com o pagamento do bônus já sendo realizado na folha deste mês de outubro.

Terá direito ao benefício o profissional que estiver com sua lotação principal em uma escola contemplada e pertencer a um dos seguintes grupos: professores no exercício da docência nas turmas (inclusive os contratados temporários), gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos; professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE das salas de recursos multifuncionais), professores do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores nas bibliotecas e ter trabalhado por pelo menos seis meses em 2021 em escola contemplada. O foco da bonificação é motivar ainda mais os profissionais no fortalecimento da aprendizagem dos estudantes, auxiliando na melhoria dos resultados educacionais.

É importante destacar que, além das escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental, o benefício também vai contemplar pela primeira vez escolas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Durante o ano, as metas são pactuadas e as avaliações realizadas para que, no ano seguinte, os resultados sejam calculados e o bônus pago aos servidores das unidades.

“Estamos muito contentes com mais essa conquista da Rede Municipal do Recife. Sabemos do esforço desses profissionais diariamente no chão da escola, com a responsabilidade de formar nossos estudantes e fazer a educação recifense avançar cada vez mais. Esse é um reconhecimento da Prefeitura do Recife pelo belo trabalho realizado nas salas de aula. Queremos e vamos seguir avançando cada vez mais”, comemorou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Desempenho do IDEB - O pagamento do BDE ocorre no momento em que a Rede Municipal de Ensino do Recife também comemora os bons resultados da Avaliação do IDEB. A capital pernambucana teve o melhor desempenho entre os municípios da Região Metropolitana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, alcançando o 1° lugar com média 5,3.

É importante destacar que a Rede do Recife não avançou apenas nos resultados de Anos Iniciais, mas também no IDEB dos Anos Finais. Na última amostragem, o município alcançou 5,0 pontos, uma elevação em relação aos 4,7 que pontuou em 2019. Nas duas modalidades, inclusive, o Recife conseguiu ficar acima da média dos municípios pernambucanos, que marcam 5,1 em Anos Iniciais e 4,7 em Anos Finais, respectivamente.

Clique aqui e confira a lista de escolas contempladas pelo BDE 2022