Prefeitura Lança primeiro curso profissionalizante para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Curso de Brinquedista irá contemplar 300 estudantes da rede e formação terá 360h/ aula. Foto: Wesley D'Almeida

Nesta quarta-feira (9 de maio), a Secretaria de Educação lançou a etapa profissionalizante do Programa Brinqueducar, que vai contemplar 300 alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos com o curso profissionalizante de Brinquedista, função orientada para a criação de um brincar de qualidade através de diversos recursos como brinquedos e jogos lúdicos para o melhor desenvolvimento da primeira infância, fase que concentra as crianças de 0 a 6 anos. O lançamento aconteceu, na quadra da Escola Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinha.

O evento contou com a presença do secretário de Educação, Alexandre eloêlo, que presidiu a mesa ao lado do Diretor Executivo Pedagógico, Rogério Morais, da Diretora Executiva de Gestão, Maria Costa, da gerente de anos Finais, Ana Márcia Silva, do chefe da Divisão da Educação De Jovens e Adultos, Bruno Jhonnatas, Edna Oliveira como representante da Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais (GALEIAI), Maria Tereza Vasconcelos, da Educação Especial, e da gestora da escola, Maria Tereza Vasconcelos. Na plateia, estudantes da EJA e professores do curso de brinquedista, que terá início na última semana de maio e cujas aulas acontecerão duas vezes por semana.

No total, o curso terá 360h/aula, distribuídas em três módulos ao longo de 18 meses. Para esta primeira turma, foram selecionados estudantes do Módulo IV (correspondente ao 6º e 7º anos do Ensino Fundamental) de 10 escolas distribuídas pelas seis Regiões Político-Administrativas da cidade do Recife. Ao final do curso, os 30 alunos com melhor desempenho receberão bolsa-estágio para atuar durante 10 meses no atendimento gratuito ao público-alvo do curso em espaços públicos como praças, bibliotecas, centros comunitários e espaços do Mãe Coruja, entre outros.

Segundo o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, a iniciativa toca em um dos pontos mais nevrálgicos da EJA, que é a questão da evasão motivada pela necessidade de trabalhar. “Com a implantação do curso profissionalizante de brinquedista na rede municipal da EJA, a Prefeitura promove novas perspectivas para os estudantes e fomenta o mercado de trabalho voltado para a Primeira Infância,  etapa essencial para o desenvolvimento das crianças e que impacta diretamente nos anos seguintes da escolaridade delas”, esclarece.

A formação dos brinquedistas conta com disciplinas como Ludicidade, Teatro, Brinquedoteca, Contação de Histórias, Musicalização, jogos e Brincadeiras e Desenvolvimento Infantil, entre outras. A escolha dos 30 estudantes que formaram o corpo de estagiários será efetuada da seguinte forma: em cada uma das dez turmas, serão selecionados três alunos com o maior destaque em assiduidade e progressão em sala de aula. Para a coordenadora do Programa Brinqueducar, Sandra Batista, a implantação do curso promove uma inovação da educação profissionalizante e coloca Recife num patamar pioneiro no país. “Na noite de hoje materializamos um sonho realizado, que traduz a importância do brincar com qualidade, em uma dimensão lúdica capaz promover estímulos através dos cinco sentidos”, pontua Sandra.

Brinqueducar - Implantado em 2017 em 235 unidades de educação infantil, o Brinqueducar beneficia cerca de 17 mil alunos de 0 a 5 anos matriculados na rede municipal e teve um investimento de R$ 7,6 milhões em 2017 em itens como brinquedos pedagógicos e equipamentos lúdicos como casinhas e gira-giras para compor os parquinhos das 28 creches-escolas, 51 creches e 156 escolas da Prefeitura do Recife com turmas de Educação Infantil. Em 2018, a segunda edição do Brinqueducar é focada na leitura, com a distribuição de 191 mil livros. No total, o investimento é superior a R$ 2 milhões e cada criança receberá um kit com onze livros.

EJA Educação de Jovens e Adultos

Hoje, há 7.808 estudantes matriculados na EJA no ensino fundamental da rede pública do Recife. O aprendizado é dividido em cinco ciclos de um ano cada, em aulas noturnas, durante as quais os estudantes completam o ensino fundamental em cinco anos em vez dos nove anos regulares. As vagas – abertas para qualquer pessoa acima de 15 anos - podem ser obtidas diretamente no balcão de 126 escolas municipais em qualquer momento do ano letivo.  Os estudantes também recebem merenda diária e material escolar e as aulas acontecem no período noturno.