Primeira formação para gestores da rede municipal de ensino do Recife dá inicio ao ano letivo 2018

Foto: Equipe de comunicação/Detec

O primeiro encontro com gestores das escolas municipais e Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utecs) da Prefeitura do Recife, reuniu mais de 600 gestores e vice-gestores das 326 unidades educacionais, no auditório da Faculdade Fafire, na manhã da última quarta-feira (31).

O evento teve o objetivo de fortalecer  a equipe de profissionais que compõem a secretaria de educação que dirigem as escolas da PCR, além de apresentar os ganhos do ano de 2017 e divulgar os novos projetos  e melhorias para o ano letivo 2018, que tem como tema “Ler para sonhar, escrever para criar”.

Os gestores foram recebidos pelo bloco lírico “O Bonde”, que entoou frevos canção como “O último regresso”, de Getúlio Cavalcanti e “Madeira do Rosarinho”, de Capiba, entre outros clássicos do Carnaval recifense. Na abertura, os estudantes Lindsey Christine, da Escola Municipal Professora Elizabeth Sales Coutinho de Barros e Ebenezer Menezes,  da Escola Municipal São Cristovão comemoraram as conquistas de 2017 e agradeceram as suas escolas pela dedicação e investimento no desenvolvimento dos alunos.

A mesa composta por Alexandre Rebêlo, Secretário de Educação; os diretores executivos Francisco Luiz dos Santos, da Tecnologia na educação; Rossana Albuquerque, de Gestão da Rede; Gildo Lafaiete, Infraestrutura; Rogério Morais, de Gestão pedagógica e Ângela Magalhães, de Administração e finanças, além de dirigentes que representaram as regionais I, II, III e IV, desenvolveu a pauta do encontro.

Alexandre Rebêlo falou sobre a expectativa para o ano letivo 2018 e destacou o trabalho em equipe. “O tema do ano letivo desse ano a gente dá destaque a leitura e escrita das crianças que é uma coisa importantíssima no processo de alfabetização. Será o foco dos nossos esforços. Sabemos que vamos contar com o empenho dos gestores e de cada professor nessa caminhada”, afirmou.

Durante a formação foram anunciadas algumas novidades para 2018. As unidades educacionais irão receber refrigeradores e armários de aço, as creches e creches escolas terão impressora a cores, também foram adquiridos equipamentos para implementar rádio de pátio e teclado inclusivo para estudantes que apresentam dificuldade motora. Além disso, o secretário e os diretores reforçaram apoio e investimentos nos projetos em andamento.

Os gestores ainda foram acolhidos nas cinco salas temáticas que atendiam pelas diretorias executivas, onde puderam tirar dúvidas e fazer solicitações de serviços e equipamentos.

Marineide Tertuliano, vice-gestora da Escola Municipal Córrego do Euclides, está animada e confiante com as ações para 2018. “Esperamos que seja um ano promissor para a educação. Estamos com algumas mudanças com o clico da alfabetização, que inicia com 1º e 2º ano e entraremos neste projeto com toda dedicação”, garantiu.

Fotos: Equipe de Comunicação/ Detec