Primeiro dia de aulas do Ondatec reúne alunos de olho nos vestibulares técnicos

Ondatec mobilizou 1,2 mil alunos do 9º ano da rede municipal do Recife no primeiro dia de aulas do projeto. Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

Estudantes de 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental do Recife alteraram sua rotina de fim de semana em busca do sonho de ingressar em um dos vestibulares técnicos oferecidos pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Institutos Federais (IFs), SESI e SENAI. Trata-se dos aulões do Ondatec, programa que começou hoje (20) e que prevê aulas de reforço de português e matemática todos os sábados até o dia 28 de outubro entre 8h e 12h.

As aulas acontecem em seis Escolas Técnicas Estaduais graças a um convênio com A Secretaria Estadual de Educação. Na ETE Miguel Batista, na Macaxeira, 329 alunos de sete escolas municipais da Região compareceram hoje repletos de expectativas. É o caso de Yasmin Oliveira, 14 anos. Estudante da Escola Municipal São Cristóvão, do Brejo da Guabiraba, ela não pensa em parar de estudar nem tão cedo. “Quero tentar uma vaga em edificações ou administração. Depois quero fazer direito”, pontua a jovem.

Dos 2.155 estudantes do 9º ano matriculados na rede, quase 70% deles (1.468) já estão inscritos no projeto, cuja adesão é espontânea. Hoje, 1.242 deles compareceram ao primeiro dia de aula. Além de se preparar com as aulas aos sábados, os estudantes irão contar com o suporte da Unidade Virtual de Cursos a Distância da Secretaria de Educação do Recife (Unirec). “Pela Internet os estudantes terão acesso a videoaulas e também simuladões”, revela Alexandre Rebêlo, secretário de Educação do Recife.

O número de alunos aprovados nos vestibulares para cursos técnicos saltou de 120 em 2015 para 236 no último ano, e a expectativa é aumentar ainda mais essa aprovação. No total, 40 professores da rede participam do Projeto Ondatec. Ao longo do processo, a Secretaria de Educação do Recife também irá acompanhar as inscrições dos estudantes nos vários vestibulares.

Ondatec - Início das aulas - 20 de maio (sábado)

Local dos aulões - ETEs:

Almirante Soares Dutra (Santo Amaro) - Praça Gen. Abreu e Lima, s/nº