Professor da Rede Municipal do Recife conquista o 2º lugar no Prêmio Educador Transformador

imagem de Guilherme Vila Nova
Romildo Nogueira, docente da Escola Municipal José da Costa Porto, desenvolveu o projeto o “A incursão da EJA no Mundo Digital: digito, logo existo!”

Romildo Nogueira, professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal José da Costa Porto, localizado na Ilha de Joana Bezerra, conquistou o segundo lugar na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador, realizado pelo Sebrae, a Bett Brasil e o Instituto Significare. O prêmio tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores implementados por professores de todo o Brasil, focados na educação empreendedora.

Concorrendo com outros 116 trabalhos, Romildo se destacou na edição de 2024 do certame com o projeto “A Incursão da EJA no Mundo Digital: digito, logo existo!”, que propõe a inserção da Educação de Jovens e Adultos ao mundo digital, ajudando a entender como a tecnologia mudou a forma de como nos relacionamos pessoalmente e profissionalmente.

"Este prêmio não é apenas uma conquista pessoal, mas uma vitória para todos os alunos da EJA. A premiação é nossa, é da cidade do Recife, é de Pernambuco. Isso me traz autorrealização, somos professores e professoras transformadores”, disse, emocionado, o professor.

O trabalho desenvolvido com os estudantes do EJA foi realizado através do acesso aos chromebooks e, a partir daí, os estudantes entenderam que não basta a leitura, a compreensão e a interpretação de textos, é necessário buscar a reflexão sobre a industrialização 4.0. Os estudantes foram levados a refletir sobre a realidade que estão inseridos e a inclusão no mundo digital, possibilitando um autoconhecimento.

Além do reconhecimento público, o professor recebeu como premiação um Certificado e um Selo Digital, que atestam sua excelência e compromisso com a inovação educacional. O Prêmio Educador Transformador destaca não apenas a importância do trabalho de professores como Romildo Nogueira, mas também reforça e valoriza ideias alinhadas à educação empreendedora de educadores de todo Brasil.