Professora da Rede Municipal do Recife recebe troféu do Prêmio Educador Nota 10

imagem de Guilherme Vila Nova
Premiação foi referente ao ano de 2020; educadora concorreu com quase 4 mil docentes de todo o Brasil

Mirtes Ramos Melo, professora da Creche Municipal João Eugênio, do bairro da Iputinga, brilhou ao levantar o troféu da 23ª edição do Prêmio Educador Nota 10. A docente concorreu com quase 4 mil profissionais de todo o Brasil e figurou entre os dez ganhadores. Na última semana, ela viajou até São Paulo para receber a premiação referente à edição de 2020 que, à época, não contou com a solenidade por causa da pandemia da Covid-19. Vale destacar que, dos vencedores, apenas o trabalho de Mirtes foi voltado para a Educação Infantil. O trabalho da pernambucana foi intitulado de “Projeto Aprendizagens das Crianças: maravilhamento e experiências”, que englobou crianças de 2 e 3 anos. 

A iniciativa de Mirtes foi inspirada no trabalho do pedagogo italiano Loris Malaguzzi. Após a segunda guerra mundial, ele foi o criador da ideia de Reggio Emília, construindo um princípio de ensino em que não existem disciplinas formais e que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos que surgem através de sugestões dos próprios alunos, sendo desenvolvidas em diferentes linguagens, sistematizando assim a “Pedagogia da Escuta”. 

Em quase 40 anos dedicados à vida escolar - sendo quase 17 deles na Rede do Recife -, esta é a segunda vez que a professora é premiada por seus trabalhos em sala de aula. Em 2017, com o projeto “Vou contar uma história pra tu”, Mirtes foi a vencedora da 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil (Região Nordeste), na categoria Educação Infantil: Creche. A iniciativa tinha como objetivo estimular nas crianças o gosto pela leitura. 

“Tento juntar toda essa emoção e responsabilidade que o prêmio traz e preciso olhar para aqueles que são a razão de tudo isso: minhas crianças. Tento, mas não consigo falar sobre a emoção que senti. É sobre saber que tudo isso é uma representatividade do trabalho desenvolvido por uma Rede Pública Municipal. É a validação de uma prática que nasce dentro de uma pequena creche no Recife”, destacou a premiada. 

HOMENAGEM

Mirtes ainda contou entusiasmada sobre um momento inusitado e emocionante que viveu durante a premiação. A professora encontrou com o cantor pernambucano Lenine, que também estava no local para realizar uma apresentação. Na ocasião, ela sugeriu que o músico cantasse a música Leão do Norte como uma forma de homenagear o Estado.

Quebrando o protocolo e saindo do que estava programado, Lenine entoou a canção, tornando a noite da pernambucana ainda mais inesquecível. “Foi lindo! Algumas professoras da Educação Infantil da Rede Municipal do Recife estavam assistindo a transmissão ao vivo pela internet e naquele momento também se sentiram homenageadas. Foi algo muito emocionante”, completou.