Professores da rede municipal de ensino participam do curso Rádio Escola-Web Rádio

Foto: Rauni Muniz/DETEC

A Secretaria de Educação promoveu o encontro presencial do curso Rádio Escola-Web Rádio, na última terça-feira (30), no Centro de Tecnologia Educação e Cidadania (Cetec). O curso está sendo oferecido na plataforma online da Unidade Virtual de Cursos a Distância (Unirec). O intuito é formar professores capazes de produzir programas que possam ser veiculados via Rádio Web, assim como utilizar os equipamentos de rádio que se encontram na escola.

O curso, que começou dia 26 de maio e vai até 27 de outubro, é oferecido na modalidade a distância, com dois encontros presenciais, totalizando 60h. Rádio Escola-Web é dividido em três módulos: administração do rádio na escola, web rádio e imprensa mirim, no ambiente virtual ainda são utilizados fóruns, vídeos e tarefas interativas.

Cerca de 200 estudantes estão matriculados no curso entre professores, gestores, coordenadores pedagógicos, ADI e professores do Atendimento Especial Especializado, interessados em implementar rádio web nas unidades escolares.

Durante o encontro presencial a equipe da Rádio Escola, que ministra o curso falou dos conteúdos que serão trabalhados pelos cursistas, entre os conteúdos estão: montagem e instalação de equipamentos, manuseio com os programa Audacity e MixCloud, além do formato de  texto jornalístico, entre outros assuntos.

A professora Gabriella Lacerda, da Escola Municipal General São Martins, comentou que tomou conhecimento do curso por meio da vice-dirigente da escola que trabalha e acredita que o conhecimento adquirido no curso será de grande importância para ela e para os estudantes. “O encontro atendeu minhas expectativas, principalmente a gestão de organização, pontualidade e a equipe. O formador é super comunicativo. Pretendo levar para escola essa oportunidade de usar o rádio como troca de informação e não só entretenimento”, disse Gabriella.