Professores de tecnologia participam de formação em Robótica

imagem de flavia
Foto: Karolina Ferraz/ DETEC

Na última segunda-feira (31) a Secretaria de Educação do Recife, por meio da diretoria executiva de Tecnologia na Educação concluiu mais uma formação para os professores multiplicadores. Desta vez, eles aprofundaram os conhecimentos em Robótica, nas modalidades praticadas na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Iniciada no dia 24 de julho, a capacitação totalizou 24h, distribuídas em 6 dias.

A ideia é que os professores multiplicadores orientem as 61 equipes de estudantes da rede municipal de ensino do Recife com os conhecimentos necessários para a etapa regional da (OBR). A competição será realizada de 1 a 3 de setembro.

O monitor Tiago Henrique, da equipe do Programa Robótica na Escola foi o responsável por ministrar as aulas sobre o software NTX, próprio para programação de robôs da robótica de encaixe, para os 28 multiplicadores. Nas aulas os professores conheceram as principais ferramentas do NTX, assim como sensores de movimento e som, comandos de rotação e direção que são essenciais para o funcionamento do robô. O curso foi realizado de forma prática, a medida que aprendiam os professores já exercitavam montando e programando robôs.

Celly Negromonte, professora multiplicadora, conta que enveredar-se pelos campos da robótica foi um desafio. "A formação recebida aqui me fez compreender a programação. Era um conteúdo que eu não tinha conhecimento, mas que já fazia parte da vivência dos alunos", disse Celly, que acredita ser necessário usar as ferramentas que da tecnologia em benefício da educação.