Professores do AEE recebem formação para uso de teclado assistivo

Foto: Rauni Muniz/DETEC

A Secretaria de Educação do Recife, por meio do Núcleo de Tecnologia Assistiva da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação está promovendo o curso de formação do Teclado TiX para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e equipe técnica pedagógica da DEE e da Diretoria de Tecnologia na Educação. Os encontros começaram no dia 19 deste mês a seguem até 2 de março, no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC).

A formação tem como objetivo ampliar os conhecimentos quanto ao uso do painel de tecnologia assistiva acessível, o TiX, instrumentalizar os professores para que eles possam atuar junto aos estudantes, além de garantir acesso a educação, por meio de recursos digitais, para os estudantes que têm alguma deficiência. A previsão é que até o final do curso, mais de 500 professores estejam aptos a manusear o equipamento.

O teclado funciona como mouse e teclado para uso de pessoas com restrições físicas e motoras. Fundamentado numa plataforma pedagógica para o auxílio nas salas da aula do AEE, o teclado também usa de intervenções psicopedagógicas capazes de fazer intervenções em casos de daltonismo, dislalia, dislexia, discalculia, disgrafia. Além disso, faz interferências psicopedagógicas nos cinco tipos de memória: Memória de longa, curta, do campo semântico, a memória episódica e memória de trabalho.

Com a aquisição de 45 teclados, a Secretaria de Educação vai beneficiar, aproximadamente, 160 estudantes no âmbito da neuroaprendizagem, no trabalho com a retenção, foco, assimilação e atuar com os “TEAS” Transtorno do especto autista.

A Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Assistiva, Adilza Gomes salienta a importância da chegada do teclado na rede do Recife. “A criança com deficiência, tem os mesmos direitos da criança que não tem deficiência. De estar na escola e de aprender. De ter acesso aos conhecimentos pedagógicos e bases curriculares nacionais, para que eles tenham aprendizagem de qualidade”, afirma.

O Geisse Martins, diretor pedagógico da Geraes Tecnologia, que ministrou o curso de formação, apontou os ganhos que a Secretaria de Educação irá proporcionar para os alunos. “É extremamente louvável a iniciativa da prefeitura em instrumentalizar as escolas, melhorando o índice de desenvolvimento humano e o índice de desenvolvimento pessoal do aluno em estado de deficiência. Por exemplo, para as crianças que nasceram nos últimos anos com microcefalia, a Prefeitura do Recife dá um salto muito grande, trabalhando no preparo da educação assistiva para essas crianças no futuro”, avaliou.

A professora do AEE da Escola Municipal Educador Paulo Freire, Helena Maria Marques comemora a oportunidade de ter mais um recurso para trabalhar com seus cinco alunos autistas, ajudando as crianças no desenvolvimento das atividades. “Na escola temos cinco autistas com dificuldades até de se comunicar. É com esses alunos que eu pretendo trabalhar com este novo recurso. É sem dúvida uma ótima oportunidade para as crianças, principalmente para as que têm paralisia cerebral, ajudando ainda mais na educação delas”.