Professores participam de oficina sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Evento tem o objetivo de preparar os educadores das redes municipal e estadual de ensino para participar da oitava edição da Obsma. Foto: Lú Streithorst/ PCR

Cerca de 80 professores das redes municipal e estadual de ensino participam, durante toda esta quarta (6), de uma oficina pedagógica de preparação para a 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde. O evento acontece na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, e é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Fiocruz.

"Essa oficina é uma forma de preparar nossos educadores para trabalhar a temática da saúde relacionada a meio ambiente em sala de aula, incentivando-os ainda a, junto com seus alunos, produzirem trabalhos que possam concorrer nacionalmente na olimpíada promovida pela Fiocruz", explica a técnica pedagógica da rede e coordenadora da oficina, Cely Negromonte.

A programação foi aberta com o vídeo educativo "Vermes no mundo animal", que aborda, de forma lúdica, através de desenhos e entrevistas, os problemas urbanos causados pela falta de saneamento básico e água potável, como a proliferação de doenças. Os palestrantes foram a coordenadora da regional Nordeste 1 da Obsma e pesquisadora da Fiocruz, Zulma Medeiros; a professora da UFPE Francimar Teixeira, a representante da Fiocruz/Rio de Janeiro, Luciana Figueiredo, e o cineasta potiguar  José Alberto Dantas.

Buca Dantas, que atua na Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, desenvolveu o tema "Produção audiovisual". Na sua opinião, eventos como a 8ª Obsma são importantes para motivar a reflexão em sala de aula sobre os temas saúde e meio ambiente. "O meu papel aqui é orientar professores sobre como utilizar as técnicas audiovisuais no desenvolvimento de trabalhos educativos sobre as temáticas propostas pela olimpíada", ressaltou.

A docente Cynthia Lira, da Escola Municipal Divino Espírito Santo, na Caxangá, aprovou a oficina. "É um evento muito especial, pois estimula os professores a debater os temas saúde e meio ambiente de forma mais incisiva. Muitas vezes você diz a seu aluno que precisa lavar as mãos e ele cumpre sem saber bem o motivo. Agora, se você mostra as doenças que ele pode pegar por intermédio dos vírus e bactérias, ele aprende e não esquece", frisou.

OLIMPÍADA - Em sua 8ª edição, a Obsma é um projeto educativo promovido pela Fiocruz com o objetivo de estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o País. Criado em 2001 e realizado de dois em dois anos, o evento é voltado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Brasi. O objetivo é fortalecer nos jovens estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar. Os trabalhos podem ser inscritos até o dia 29 de julho.