Professores participam de oficinas de HQ e Stop Motion

imagem de Bella
Foto: Ronaldo Almeida/SETE

A Secretaria de Educação do Recife, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, ofereceu aos educadores da rede municipal duas oficinas: uma sobre Histórias em Quadrinhos (HQ) e a outra sobre vídeo de animação com a técnica Stop Motion. Sessenta professores e diretores participaram dos cursos ministrados no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec), na Soledade, nessas quarta (29) e quinta (30).

Faustina Loss Justo, formadora da Plataforma Escolas Conectadas, da Vivo, disse que as oficinas mostraram aos professores como elaborar suas próprias histórias em quadrinhos e vídeos em Stop Motion - técnica de produção de vídeos animados a partir de uma sequência de fotografias. “A oficina é para colocar a mão na massa. Os professores são formados e depois usaram estes conteúdos e a técnica em sala de aula”, explica.

Os cursos tiveram carga horária de 16 horas cada e abordaram teoria e prática. Os docentes se dividiram em grupos para construir as histórias com os softwares HagáQuê e Toondoo, no caso dos HQs, e com o Windows Movie Maker para as produções de Stop Motion.

Para a professora multiplicadora de Tecnologia, Gisele Carvalho, os conteúdos aprimoraram os conhecimentos que ela já tinha. “A formação nos mostrou mais possibilidades de trabalhar com histórias em quadrinhos e Stop Motion em sala de aula. Gostei de conhecer o software Toondoo”, disse a docente.