Professores recebem formação para utilizar o software Livox

O aplicativo atenderá, inicialmente, cerca de 250 estudantes com paralisia cerebral e autismo não oralizados.

Cerca de 250 professores participaram, nesta quarta-feira (23), de uma formação sobre o software Livox, realizada na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena. O objetivo foi apresentar aos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), ou seja, que têm especialização em Educação Especial, as possibilidades do aplicativo e seu potencial para uso pedagógico com os alunos que têm alguns tipos de deficiências, sobretudo os que têm dificuldade na fala.

A Secretaria de Educação do Recife adquiriu cinco mil licenças do Livox para usar com alunos da Educação Especial e da Educação Infantil em 2016. O aplicativo, que é testado por um aluno da rede municipal de forma experimental desde 2014, foi instalado em cinco mil tablets distribuídos para 180 escolas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental no início deste ano. O Livox vai facilitar a comunicação de cerca de 250 estudantes da rede municipal com paralisia cerebral, autismo, surdez e outros tipos de deficiência que causem dificuldades na fala. A ferramenta também será utilizada como recurso auxiliar da alfabetização e do estudo de conceitos de disciplinas como a matemática.

O aplicativo, disponível para Android, tem catálogos de palavras e imagens que são reproduzidas em áudio quando são selecionadas ou digitadas. Os usuários podem relatar emoções, indicar que querem comer, selecionar desenhos, filmes, jogos e músicas. Para a vice-dirigente da Divisão de Educação Especial (DEE), Carla Pitanga, a formação é um grande passo tecnológico para os estudantes da rede municipal. "Esse aplicativo irá auxiliar e facilitar a comunicação de muitos alunos. Os tablets já estão com o software instalado”, disse Carla Pitanga.

A professora Cleonice Gomes diz estar satisfeita com a formação. "Não tive dificuldade nenhuma. A equipe do Livox que está ministrando a formação é muito atenciosa e explica cada detalhe do software. Isso vai ser muito bom para os estudantes. Não vejo a hora de começar a utilizar o aplicativo em sala de aula", pontuou.

O pernambucano que desenvolveu o software, Carlos Pereira, foi um dos que ministrou a formação desta terça. O Livox surgiu em 2011 da necessidade de Carlos se comunicar melhor com a filha, Clara Costa Pereira, 8 anos, que tem paralisia cerebral. “Estou muito feliz com a iniciativa da Prefeitura do Recife de fazer o Livox chegar às mãos de quem mais precisa. Essa parceria dará mais qualidade de vida às pessoas com deficiência que não têm condições de sequer comprar um tablet. Estou muito feliz em saber que a minha cidade atenderá todas as crianças que precisam do Livox na rede municipal”, avaliou Carlos, que é analista de sistemas e empresário de uma startup pernambucana.

Premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  o aplicativo é usado na Escola Engenho do Meio de forma piloto. Jhonatan Lins, 17 anos, aluno do 6º ano da Escola Municipal do Engenho do Meio, não fala, mas entende o que escuta e também compreende a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ele está conseguindo se comunicar melhor, tanto na escola quanto em casa, depois que começou a usar a ferramenta instalada no tablet concedido pela Secretaria de Educação do Recife em 2014, além de estar aprendendo a escrever.

LIVOX – Disponível em 25 idiomas, o Livox foi premiado pela ONU como o melhor aplicativo de inclusão social do mundo. Para a premiação, foram avaliados cerca de 20 mil aplicativos, de 178 países. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também elegeu a plataforma como a inovação tecnológica com maior impacto em 2014. Com o destaque internacional do software, a equipe que desenvolveu o Livox firmou uma parceria com a Liga Árabe, que já traduziu a ferramenta para o idioma.

O software é um produto da empresa do segmento de Negócios Sociais Agora Eu Consigo Tecnologias de Inclusão Social Ltda., voltada ao desenvolvimento de produtos, soluções, serviços e treinamentos que viabilizem a inclusão social e a acessibilidade de pessoas com deficiência no convívio familiar e social. O Livox usa algoritmos inteligentes que se ajustam à deficiência de quem o utiliza e corrige até mesmo os toques imprecisos das pessoas com deficiências.

Fotos: Walyson Morais/ GTEC