Professores se encontram para aula inaugural da terceira edição do Recife no Mundo

imagem de Guilherme Vila Nova
Formação reforçou o compromisso com a valorização da educação pública: Fotos: Kleyvson Santos/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizou, nesta quarta-feira (10), a aula inaugural para os professores da Rede Municipal selecionados para a terceira edição do Programa Recife. A iniciativa reuniu educadores classificados para o curso de inglês, etapa que antecede o processo de intercâmbio internacional.

“Hoje é um momento de muita alegria, pois iniciamos a formação em inglês dos professores na terceira edição do Programa Recife no Mundo. Isso demonstra o compromisso da Prefeitura com a melhoria da educação e a internacionalização do ensino, ao mesmo tempo em que valoriza os profissionais da rede com a oferta de um curso de qualidade. É uma oportunidade que muitas vezes seria difícil custear no mercado, mas que aqui é garantida gratuitamente, fortalecendo tanto a carreira docente quanto o aprendizado dos nossos estudantes”, disse a gerente do Recife no Mundo, Renata Serpa.

 

Nesta edição, 28 novos docentes participam pela primeira vez do Programa, enquanto 22 veteranos retornam à formação, entre eles, os dez que já vivenciaram a experiência do intercâmbio no exterior. Esse diálogo entre diferentes trajetórias amplia a qualidade das trocas pedagógicas e fortalece a construção coletiva de práticas inovadoras. 

“Participo do programa desde a primeira edição e, para mim, ele é um verdadeiro espetáculo de oportunidades que a Prefeitura oferece aos professores. Ainda não fui selecionada para o intercâmbio, mas não desisto do sonho, porque sei o quanto essa experiência pode transformar minha vida profissional e pessoal. Além disso, o curso tem uma metodologia excelente, que amplia nossos conhecimentos e reflete diretamente na prática de sala de aula. Enquanto houver essa chance, estarei aqui, estudando e buscando melhorar cada vez mais meu inglês”, falou a professora da Escola Municipal em Tempo Integral Maria Sampaio de Lucena.

Após a aplicação do teste de nivelamento, os professores serão distribuídos em turmas localizadas em polos da Zona Norte e da Zona Sul, garantindo acessibilidade e melhor alcance territorial.

Esse programa é uma oportunidade única, tanto para os estudantes quanto para os professores, que fortalecem suas habilidades e garantem a continuidade da aprendizagem na nossa rede. Ao investir no estudo da língua e no aperfeiçoamento docente, estamos transformando vidas e abrindo novos horizontes para todos. Cada participação, cada esforço, faz a diferença na educação do Recife”, destacou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz.