Profissionais da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação participam da Semana de Conscientização do Autismo

imagem de Bella
Foto: Abel André/Detec

A Secretaria de Educação do Recife, por meio do Núcleo de Tecnologia Assistiva, está promovendo desde a última segunda-feira (2) a Semana de Conscientização do Autismo, com objetivo de refletir e fomentar discussões dos profissionais que fazem parte da diretoria executiva de Tecnologia na Educação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades serão realizadas até a próxima sexta-feira (6), sempre no turno da tarde, no Centro de Tecnologia e Educação (Cetec).

Segundo Adilza Gomes, coordenadora do Núcleo de Tecnologia assistiva, a rede municipal de ensino do Recife conta hoje com, aproximadamente 400 estudantes com o transtorno. “É preciso que a sociedade e os profissionais da rede discutam sobre essa temática para conhecer e compreender o que é a pessoa com autismo. Os estudantes têm diretos que nós precisamos garantir”, falou.

Programação da semana de conscientização do autismo:

Segunda-feira (2): sensibilização na experiência do autista em seu dia a dia. 
Terça-feira (3): exibição e discussão sobre o filme: “Missão especial (Uma viagem inesperada)”. 
Quarta-feira (4): robótica inclusiva (atividades com estudantes com Transtorno do Espectro Autista no clube da robótica). 

Quinta-feira (5): Marmita Musical (programa musical com canções que envolvam  a temática da inclusão e conhecimentos sobre o tema).

Sexta-feira (6): painel artístico (atividades por meio da arte e tecnologia sobre a percepção e concepção sobre a pessoa com Transtorno do Espectro Autista, após as atividades desenvolvidas na semana de conscientização do autismo).

A Semana de conscientização do autismo está sendo realizada pelo Núcleo de Tecnologia Assistiva, com apoio dos departamentos de Rádio, Cinema e Robótica e está recebendo todos os funcionários do Centro de Educação, Tecnologia (CETEC) e convidados.